Receita do Talharim ao molho de sálvia

Receita do Talharim ao molho de sálvia

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 8:10

Rendimento:

2 porções

Ingredientes:

- 250 gramas de talharim fresco (pode ser espaguete, se preferir) — Atenção: pode usar massa seca, mas o ideal é usar massa fresca, dessas que ficam na parte refrigerada dos supermercados ou são vendidas em rotisseries

- 3 colheres de folhas de sálvia rasgadas ou 2 colheres de sálvia seca

- 2 colheres de manteiga ou margarina

- 200 ml de creme de leite fresco (se não encontrar ou quiser usar o creme de leite de caixinha, misture 150 ml do creme com 70 ml de leite para diluí-lo)

- 50 g de queijo parmesão ralado

- ½ cubo de caldo de galinha

- 50 ml de vinho branco

- Sal a gosto

- Um fio de óleo

Modo de fazer:

-Deixe os ingredientes para o molho já separados, prontos para uso. Você vai preparar o molho enquanto a massa cozinha, então é importante já deixar tudo a mão para fazê-lo sem demora.

- Coloque a água para ferver, em uma quantidade abundante, que cubra a massa com folga. Se usar pouca água, a massa fica grudenta. Acrescente o sal e misture. O sal é a gosto, ou seja, vá experimentando até achar que está bom para o seu paladar.

- Quando a água começar a ferver, coloque a massa na panela e mexa um pouco. Se quiser, coloque um fio de óleo. Esse ingrediente é opcional e ajuda a massa a não ficar grudenta. Eu não usei. Se for usar o óleo, coloque só um fio mesmo. Se você usar muito, ele forma uma película ao redor da massa que atrapalha a absorção do molho.

- Enquanto a massa cozinha, comece a preparar o molho. Atenção: a massa fresca cozinha maisrapidamemte do que a seca. Em cerca de quatro minutos ela está pronta, então fique atento para não passar do ponto.

- Para preparar o molho, leve uma panela pequena ao fogo médio e derreta a manteiga. Acrescente o vinho e o caldo de galinha. Deixe ferver até o vinho reduzir um pouco (ou seja, evaporar um pouco da água) e o caldo dissolver.

- Baixe o fogo, acrescente a sálvia e cozinhe por dois minutos.

- Junte o creme de leite e mexa bem. Não deixe ferver para o creme não talhar. Se começar a ferver, desligue o fogo. Se usar o creme de leite fresco, é melhor desligar o fogo antes de acrescentá-lo.

- Acrescente metade do parmesão e mexa. Se ainda não tiver desligado o fogo, faça isso agora.

- Está pronto.Verifique se a massa está pronta. Ela deve estar "al dente", ou seja, semi rija. Ela deve estar macia sem ser mole, e apresentar uma pequena resistência ao morder.

- Escorra a massa e misture o molho a ela. Salpique o restante do parmesão por cima e enfeite com algumas folhinhas de sálvia. Sirva imediatamente.

veja também