Receitas com massa de pastel - e não é o tradicional salgado

Receitas com massa de pastel - e não é o tradicional salgado

Atualizado: Quinta-feira, 11 Novembro de 2010 as 1:04

Ok! Pastel é quase unanimidade e a maior dificuldade para você é definir qual sabor é o mais gostoso? Pois já pensou em usar a massa do tradicional salgado em outras receitas? Sim, sim e sim. A crocância da massa é um convite para invenções na cozinha e – acredite! – vai bem inclusive em pratos doces. O lado curioso é que a massa pode ser aproveitada de diferentes maneiras, como nestas receitas supergostosas que separamos para você, onde a massa vira cestinhas, copinhos e coberturas incríveis. Dê uma olhada e opine.

Cestinha com sorvete e banana

Ingredientes:

· 24 rodelas de massa de pastel com 10 cm de diâmetro · 1 xícara (chá) de açúcar · 2 xícaras (chá) de óleo · 3/4 de xícara (chá) de água · 6 bananas-prata em rodelas · 1/2 litro de sorvete de creme

Acessório:

· Papel toalha Modo de preparo:

Para dar o formato de uma cestinha à massa, faça quatro cortes na borda de cada rodela, sem chegar ao centro. Junte as rodelas de duas em duas, uma sobre a outra, intercalando as partes cortadas. Aqueça o óleo, frite as massas grudadas, apoiando o centro com o cabo de uma colher de pau para que não se soltem. Quando douradas, coloque-as sobre papel toalha. Repita até terminar a massa. Numa frigideira, aqueça o açúcar até caramelar. Acrescente a água aos poucos e mexa até dissolver a calda. Junte as bananas e cozinhe por dois minutos. Coloque uma bola de sorvete dentro de cada cestinha e acrescente algumas rodelas de banana em calda ao redor dele.

Rolinhos primavera de banana

Ingredientes

. 250g de massa para pastel . 8 bananas nanicas maduras . 2 colheres (sopa) de açúcar . 1 colher (sobremesa) de canela em pó . Óleo para fritar . Mistura de açúcar com canela para polvilhar Modo de preparo

Corte a massa de pastel em quadrados de 10 cm X 10 cm. Com um garfo, amasse bem as bananas, misture o açúcar e a canela. Sobre cada quadrado, coloque uma porção de recheio, dobre as laterais umedecidas com água e enrole. Frite no óleo não muito quente até dourar. Polvilhe a mistura de açúcar e canela e sirva em seguida.

Bem-casado com massa de pastel

Ingredientes

.1 rolo de massa de pastel de 400 g .500 g de goiabada .Óleo,canela em pó .açúcar

Acessório:

Cortador de 6 cm de diâmetro

Modo de preparo

Com o cortador, corte a massa de pastel. Em uma frigideira, aqueça levemente o óleo e frite os círculos de massa até dourarem. Ponha sobre papel-toalha para retirar o excesso de gordura. Pique a goiabada e derreta em banho-maria. Sobre cada círculo de massa ponha uma porção de goiabada e cubra com outro círculo. Passe na mistura de açúcar com canela e sirva.

Dica: Você pode substituir a goiabada por doce de leite.

Maionese de frios no copinho de massa de pastel

Ingredientes

.600g de batata cozida com sal passada no espremedor .200g de salame cortado em fatias finas .100g de presunto cozido picado .1/2 xícara (chá) de nozes picadas .1 xícara (chá) de couve-flor cozida e picada .1/2 xícara (chá) passas pretas .1 lata de ervilha escorrida .1/2 xícara (chá) de picles picado .sal e noz moscada ralada a gosto .250g de maionese

Copinhos:

.200g de massa de pastel Modo de preparo

Em uma tigela, junte a batata, o salame, o presunto, as nozes, a couve-flor, as passas, a ervilha e o picles. Tempere com o sal e a noz moscada. Acrescente a maionese e misture tudo delicadamente. Cubra e leve a geladeira. Com a massa de pastel, corte quadrados e molde-os em forminhas altas de alumínio untada com manteiga. Disponha-as em uma assadeira e asse no forno preaquecido a 200ºC até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Sirva a maionese dentro dos copinhos.

veja também