Receitas com peito de frango: muito versáteis

Receitas com peito de frango: muito versáteis

Atualizado: Quinta-feira, 11 Novembro de 2010 as 11:47

Para quem valoriza demais a praticidade na cozinha, um alimento que não pode faltar na geladeira é o peito de frango. A carne branca, além de ser saborosa e bastante saudável, tem um custo-benefício excelente e – melhor de tudo – é superversátil. Com ela, é possível preparar desde o corriqueiro estrogonofe até pratos recheados sofisticados, já que vai bem com diferentes sabores e ingredientes. E olha que nem estamos falando que o preparo da carne da ave não exige muito tempo na cozinha!! Para comprovar tudo o que estamos falando, selecionamos 2 receitas fáceis e d-e-l-i-c-i-o-s-a-s com peito de frango. Tome nota:

Peito de frango com amendoim e farofa de gengibre

Ingredientes

2 filés de peito de frango 4 colheres (sopa) de amendoins torrados e moídos 1/2 cebola picada 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de molho de ostra (opcional, à venda nas casas de produtos orientais) 1/2 copo (americano) de vinho branco sal e pimenta-do-reino a gosto

Farofa:

200 g de farinha de mandioca 1 pedaço de gengibre de 5 cm ralado 1 colher (sopa) de cebola ralada 3 colheres (sopa) de manteiga sal a gosto Modo de preparo

Tempere o frango com o sal e a pimenta e reserve. Refogue a cebola na manteiga até ficar macia. Junte os filés de frango, tampe a panela e cozinhe até que o frango fique macios. Se necessário, adicione um pouco de água quente. Retire os filés da panela e passe-os na metade do amendoim moído e reserve-os aquecidos. Na mesma panela, ponha o vinho e raspe o fundo com uma colher de pau. Adicione o molho de ostras e o restante do amendoim moído e leve ao fogo baixo até começar a engrossar. Faça a farofa. Refogue a cebola na manteiga. Acrescente o gengibre e cozinhe por dois minutos. Junte a farinha de mandioca e cozinhe no fogo baixo, sem parar de mexer, até formar uma farofa dourada. Retire do fogo e tempere com o sal. Sirva os filés de frango acompanhados do molho e da farofa.

Dica: No lugar do molho de ostra utilize ketchup.

Penne com peito de frango e rúcula

Ingredientes:

500 g de penne 4 colheres (sopa) de azeite 400 g de frango em cubos 150 g de presunto cozido picado 4 dentes de alho 6 tomates picados Sal a gosto 300 g de ricota picada 1 maço de rúcula Modo de preparo:

Cozinhe o penne conforme as instruções da embalagem. Enquanto a massa cozinha, ponha em uma panela metade do azeite. Refogue o frango e o presunto por cinco minutos ou até o frango dourar. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, inclua o alho picado e o tomate e refogue-os no azeite restante. Adicione sal e a ricota. Mexa delicadamente e acrescente o frango e o presunto reservados. Limpe, lave e corte em tiras a rúcula. Escorra o macarrão e junte-o ao refogado. Mexa com cuidado e, se desejar, sirva com lascas de queijo parmesão.

veja também