Receitas exóticas implementam cardápio do Brasil Sabor 2008

Receitas exóticas implementam cardápio do Brasil Sabor 2008

Atualizado: Quinta-feira, 8 Maio de 2008 as 12

Opções vão desde pratos tradicionais da culinária paranaense até receitas feitas com carnes e ingredientes exóticos

Poder saborear um prato exótico, elaborado a partir de uma receita única, que pode trazer carne de codorna, acompanhada de um molho de damasco, ou ainda, um suculento lombo de cordeiro ao molho de café e sementes de cardamomo, são algumas das oportunidades incluídas no cardápio da terceira edição do Brasil Sabor, o maior festival de gastronomia do país. O evento teve início no dia 9 de abril e segue até 11 de maio, com uma vasta opção de pratos exclusivos, que estão sendo servidos nas próprias casas participantes do festival.

A rica variedade das receitas elaboradas pelos 104 restaurantes paranaenses incluídos no festival deste ano pode ser conferida em 11 localidades do estado. Em Curitiba, 77 estabelecimentos participam do Brasil Sabor. Uma das casas gastronômicas participantes na capital é o Lagundri Bistrô Contemporâneo, com o prato batizado de "Laab Pet". O chef Ken Francis Kusayanagi é o responsável pela criação da receita, que traz um saboroso peito de pato, acompanhado com molho de especiarias e tamarindo, servido com arroz thai jasmine. O sabor agridoce da fruta de origem africana, encontrada em algumas regiões do nordeste, dá um toque especial ao prato que é acompanho de arroz típico da culinária tailandesa.

Chef de cozinha há oito anos, Francis já realizou três cursos de gastronomia na Tailândia. A receita única da carne de pato possui referências tailandesas e foi elaborada especialmente para o Brasil Sabor. De acordo com o Chef, é importante incentivar o consumo de pratos exóticos. "Eu sempre sugiro às pessoas a saírem do usual. Mas o que determina muitas vezes o consumo de carnes exóticas é o fator cultural", afirma. Ainda segundo Francis, quando o cliente hesita em experimentar algo diferente é recomendável fazer uma comparação com algum prato mais tradicional. "Quando me perguntam como é o sabor e a textura da carne de pato sempre a comparo com uma picanha mal passada. Dessa forma, o cliente pode visualizar o que vai degustar", completa.

Além da opção de carne de pato, o Brasil Sabor aposta na variedade gastronômica para atrair o público. Quem for até as casas participantes vai encontrar desde pratos tradicionais da culinária paranaense até um cardápio variado, que inclui frutos do mar e carnes exóticas. O evento é promovido pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o apoio do Ministério do Turismo e do Sebrae.

Receita Laab Pet

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

200g de peito de pato 1 colher de sopa de galangal hidratado 1 talo de capim limão 1 colher de sopa de cascas de limão ½ cebola roxa 1 dente de alho 2 pimentas dedo de moça 1 colher de chá de sal 1 colher de sopa de açúcar 100 g de arroz thai jasmine cozido apenas com sal 100 ml de tamarindo Modo de Preparo:

Fazer cortes (2 a 4) na pele do pato. No forno pré-aquecido, colocar os temperos por 5 min, triturar os temperos após retirá-los do forno até formar uma pasta. Esquentar uma frigideira por 3 min, colocar o pato temperado apenas no sal com a gordura virada para baixo, deixar por 5 min. Virar e deixar por mais 3 min. Retirar e reservar para descansar. Fritar a pasta de temperos na gordura que soltou do pato, acrescentar a cebola roxa, após o tamarindo e o açúcar, reduzir por 3 min. Cortar o pato em fatias ( deve estar vermelho no meio). Cobrir com o molho, servir com o arroz.

veja também