Receitas famosas dos filmes para abrir o seu apetite!

Receitas famosas dos filmes para abrir o seu apetite!

Atualizado: Quarta-feira, 20 Janeiro de 2010 as 12

Inspire-se nas receitas de seis grandes filmes e faça os sucessos do cinema em casa

Julie & Julia (2009)

A dona de casa americana Julia Child (Meryl Streep) deixou os EUA para morar em Paris com o marido, nos anos 40. Lá, ela descobriu uma nova paixão: a gastronomia. Já na Nova York atual, Julie Powell (Amy Adams) é uma jovem cansada do trabalho na repartição pública e que decide começar um blog com a ideia de preparar, durante 365 dias, 524 receitas criadas por Julia Child. para isso, ela segue o livro da mestra, "Mastering The Art of French Cooking" ("Dominando a Arte da Culinária Francesa").

É através dessa experiência que Julie, se espelhando em Julia Child, encontra uma nova motivação na vida. O ápice desse desafio se dá quando a blogueira tenta aprender a cozinhar o temeroso e delicioso Boeuf Bourguignon (ou Carne à bourguignonne), um cozido à base de carne, legumes e vinho, tradicional na culinária francesa.

Ingredientes

.2 kg de músculo cortado em cubos

.2 colheres (sopa) de azeite

.150 g de toucinho picado

.4 dentes de alho picados

.1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

.2 xícaras (chá) de vinho tinto

.3 folhas de louro

.2 ramos de salsinha

.1 ramo de tomilho

.1 xícara (chá) de molho de tomate

.4 cenouras cortadas em cubinhos

.1/2 kg de cebolinhas brancas pequenas

.2 xícaras (chá) de cogumelos cortados

.sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite na panela de pressão e doure o toucinho. Junte o alho e refogue. Passe os cubos de carne na farinha e coloque-os na panela. Deixe dourar de todos os lados. Adicione o vinho, o sal e a pimenta, e mexa. Amarre com um barbante o louro, a salsinha e o tomilho. Ponha na panela, tampe e cozinhe por 25 minutos. Desligue o fogo e espere acabar a pressão. Abra a panela e junte o molho de tomate e a cenoura. Se necessário, adicione um pouco de água quente. Devolva a panela ao fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Retire do fogo novamente e, quando acabar a pressão, abra a panela. Acrescente os cogumelos e as cebolinhas e cozinhe por mais dez minutos, com a panela destampada. Retire as ervas amarradas e sirva quente com arroz e batatas.

Sem Reservas (2007)

Toda certinha, a chef Kate comanda um sofisticado restaurante em Nova York. A vida dela vira de cabeça para baixo depois da morte da irmã, quando ela assume os cuidados da sobrinha. Por levar o trabalho com tanta seriedade, ela intimida as pessoas - menos o charmoso e alegre chef Nick, novo no pedaço.

Ingredientes

· 1/2 xícara (chá) de café forte

· 1/4 de xícara (chá) de rum

· 2 pacotes de biscoitos champanhe

· 450 g de cream cheese

· 1/2 xícara (chá) de açúcar

· 4 claras

· Chocolate em pó para polvilhar

· Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o café e o rum. Umedeça os biscoitos e forre o fundo de um refratário. Na batedeira bata o cream cheese com o açúcar até formar um creme. Bata as claras em neve e misture delicadamente ao creme. Leve a geladeira no mínimo por 4 horas. Na hora de servir, polvilhe o chocolate em pó e decore com as raspas de chocolate.

Dica: Substitua o cream cheese por queijo mascarpone ou ricota.

Casamento Grego (2002)

Toula é de família grega, passou dos 30 e ainda trabalha no restaurante dos pais. Ela decide mudar de vida quando encontra um lindo professor. Os dois resolvem se casar - e aí começam as confusões, pois o pai dela despreza o rapaz só porque ele não é grego.

Ingredientes:

.1 colher (sopa) de azeite

.1 cebola picada

.2 dentes de alho picados

.500 g de carne moída

.4 tomates sem pele e sem sementes batidos no liquidificador

.sal e pimenta a gosto

.1 pitada de canela em pó

.2 berinjelas médias cortadas em rodelas

.1 embalagem de cream cheese (150 g)

.1 pote de iogurte

.1 ovo

.2 claras batidas em neve

Modo de preparo:

Aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e refogue a carne até secar. Acrescente o tomate, tempere com o sal, a pimenta, a canela e deixe cozinhar por dez minutos. Em um refratário untado com margarina alterne camadas de carne e berinjela. No liquidificador bata o cream cheese, o iogurte e o ovo. Misture as claras em neve e despeje sobre a carne e a berinjela. Leve o prato para assar durante uns 30 minutos ou até dourar.

Dica:

Passe sal nas rodelas de berinjela e enxágüe-as para tirar o amargor.

Chocolate (2000)

Os chocólatras deliram com a cena em que a doceira Vianne Rocher mói o cacau para preparar doces. Ela usa os dons culinários para ajudar os moradores de um vilarejo a se libertarem de problemas. A heroína conta com a ajuda de Roux, um sedutor cigano.

Ingredientes

.500 g de chocolate branco picado

.1 xícara (chá) de creme de leite

.1 colher (sopa) de licor de laranja (Cointreau)

.1 colher (sopa) de glicose de milho

.3/4 de xícara (chá) de chocolate meio amargo ralado

Cobertura:

.300 g de chocolate ao leite hidrogenado

.60 g de chocolate em pó.

Acessório:

.papel-manteiga  

Modo de preparo

Derreta o chocolate branco em banho-maria, acrescente o creme de leite, o Cointreau e a glicose. Por último coloque o chocolate meio amargo. Misture bem e leve ao refrigerador para endurecer por cerca de duas horas. Modele as trufas nas mãos, sem dar forma exata. Banhe as trufas no chocolate ao leite derretido em banho-maria e deixe secar numa superfície forrada com papel-manteiga. Polvilhe chocolate em pó e sirva. Comer, Beber, Viver (1994)

O senhor Chu é um grande chef de cozinha. Após a morte da esposa, ele fica responsável pelas três filhas. A convivência familiar ganha leveza graças aos almoços de domingo, preparados por ele com todo o carinho.

Bolinhos cantoneses (dim-sum)

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de água quente

1/4 xícara de água fria

Sal à gosto

1 colher de sopa de óleo

Recheio

500g carne de porco moída

1/2 maço de acelga cortado em tirinhas

1 colheres de sopa de cebolinha cortada em rodelas

1 colher de chá de gengibre picado

1 colheres de sopa molho shoyu

óleo de gergelim

Sal à gosto

Molho

1 colher de chá de alho picado

15 ml de vinagre de arroz

1 colher de sopa de açúcar

30 ml de molho shoyu

3 ml de óleo de gergelim

Preparo

Massa: misture a farinha de trigo com a água quente. Junte os demais ingredientes e amasse bem. Se necessário, ajuste a textura da massa com mais água fria. Deixe descansar por 50 minutos. Recheio: misture todos os ingrediente em um travessa e reserve na geladeira.

Molho: misture todos os ingredientes e reserve.

Divida a massa ao meio e abra em discos de aproximadamente 8 cm de diâmetro. Coloque 1 colher de recheio em cada massa e dobre-a, fechando em formato de bolinhos. Cozinhe os bolinhos em água fervente por aproximadamente 8 minutos e sirva com o molho. Para conseguir uma textura crocante, frite-os após o cozimento.

Como Água para Chocolate (1993)

O fazendeiro Pedro se apaixona pela jovem Tita, cozinheira de mão cheia. Eles querem se casar, mas a mãe da moça é totalmente contra. É por meio da comida que eles conseguem viver o amor.

Mole poblano com galinha caipira

Ingredientes

. 1 galinha caipira cortada em pedaços

. 1 cebola picada

. 1 maço de coentro

. 5 colheres (chá) de sal

. 1/2 xícara de azeite

. 2 tomates sem pele e sementes picados

. 1 colher (sopa) de gergelim torrado

. 3 colheres (sopa ) de uvas passas hidratadas em água morna

. 1 pimentão vermelho em tiras

. 2 pimentas ardidas sem sementes

. 2 colheres (chá) de canela

. 2 colheres (chá) pimenta-do-reino

. 2 colheres (chá) cravo em pó

. 1/2 xícara de calda de chocolate

Preparo

Numa panela, ponha galinha, metade da cebola, coentro, 3 colheres (chá) de sal. Cubra com água. Cozinhe por 45 minutos. Separe a galinha, peneire o caldo e reserve. Em 1 col. (sopa) de azeite, frite a galinha e reserve. Para o molho, junte o tomate, sal e o caldo do cozimento da galinha. Cozinhe por 25 minutos e reserve. Refogue o gergelim no restante do azeite. Junte as passas com a outra metade da cebola, o pimentão, as pimenta e as especiarias. Deixe encorpar. Acrescente a calda de chocolate e espere levantar fervura. Sirva a galinha coberta por esse molho.

veja também