Reinvente a pizza usando pão sírio como massa

Reinvente a pizza usando pão sírio como massa

Atualizado: Sexta-feira, 12 Novembro de 2010 as 12:53

Nigella Lawson ficou conhecida mundialmente por seus programas de culinária, nos quais mostra como a mulher moderna pode encontrar tempo para cozinhar. Da televisão para os livros foi um passo simples. Suas receitas foram levadas para as páginas de "Nigella Bites", "Nigella Express" e "Nigella Verão", este último recém-lançado pela Ediouro.

O novo volume trabalha com receitas leves, ideais para o verão, mas que podem ser feitas durante o ano todo. Como todos os pratos ensinados pela autora, são rápidos e de fácil preparo. Além de conterem um toque de criatividade.

Quem, por exemplo, nunca aproveitou fatias de pães de forma para fazer pizzas? Essa invenção ganha mais sabor quando trocamos por pão sírio. Logo ao apresentar a receita, Nigella avisa que não vai enganar ninguém. Não é "pizza" tradicional, mas o mesmo estilo e forma de comer a iguaria italiana.

A ideia, já que são pratos de verão, é que você não precise ficar em frente ao forno ou churrasqueira dourando a massa. As prontas, vendidas em grandes supermercados, não a agradam nem um pouco. Pode-se fazer a receita a qualquer hora, uma vez que ela combina com qualquer ocasião.

O pão sírio pode ser qualquer um, mas o zátar (mistura de temperos que leva tomilho seco, sumagre e gergelim) e o halloumi (queijo que a tradução sugere a substituição por queijo coalho) devem ser de boa qualidade. Nigella lembra que elas devem ser consumidas quentes, já que ressecam e se tornam quebradiças quando esfriam.

Veja como preparar pizzas de pão sírio

Pizza de zátar

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de zátar

- 1 colher (sopa) de azeite

- 1 pão sírio

Modo de Preparo

Misture o zátar no azeite e espalhe sobre o pão. Coloque uma folha de papel-alumínio e asse por 2 a 3 minutos numa churrasqueira quente, de preferência com tampa, no forno quente ou na grelha.

Pizza de queijo e tomate

Ingredientes:

- 3 tomates sem sementes picados grosseiramente

- 50 g de halloumi ou queijo coalho em pedaços pequenos, ou ralado

- ½ colher (chá) de hortelã seca

- azeite para regar

- um punhado de hortelã fresca

- 1 pão sírio

Modo de Preparo

Disponha os tomates sobre o pão sírio (de novo, coloque o pão sobre um pedaço de papel-alumínio) e espalhe o queijo por cima. Polvilhe com a hortelã seca, regue com um pouco de azeite e leve à churrasqueira (ao forno quente ou à grelha). Rasgue as folhas de hortelã fresca e espalhe sobre a pizza quente.

Pizza de pimenta e coentro

- 1 pão sírio

- ½ colher (chá) de coentro em pó

- 1 colher (sopa) de azeite

- 1 pimenta vermelha grande, sem sementes, picada

- um punhado de coentro fresco picado

Modo de Preparo

Coloque o pão sírio numa folha de papel-alumínio. Misture o coentro em pó e a pimenta picada com o azeite e espalhe sobre o pão com os dedos. Asse como indicado antes; depois de alguns minutos, quando estiver quentíssimo, passe a pizza para um prato - ou para suas mãos - e salpique com coentro fresco.

veja também