Renda-se aos pratos de inverno sem tirar o olho da balança

Renda-se aos pratos de inverno sem tirar o olho da balança

Atualizado: Segunda-feira, 10 Maio de 2010 as 1:15

No inverno o corpo necessita de mais energia para manter sua temperatura interna. Graças a isso, o gasto calórico do organismo cresce em média 10%, se comparado ao verão. Como conseqüência, o corpo precisa uma maior ingestão de calorias. O nosso apetite sofre alterações no inverno. Sentimos menos vontade de comer saladas e frutas, e procuramos os alimentos quentes e mais calóricos, como as massas. O problema, no entanto, é que grande parte desses pratos traz o ônus do aumento de peso e, na maioria das pessoas, um desequilíbrio bioquímico do organismo. Ou seja: alteram-se os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicemia.

Entretanto, para quem deseja emagrecer, não há melhor época no ano. Desde que se mantenha moderada ingestão calórica aliada a uma alimentação saudável, os resultados de uma dieta balanceada aparecem com mais rapidez nessa estação. O segredo está no equilíbrio. Não adianta nos privarmos dos sabores do inverno e não ingerirmos os nutrientes que o corpo necessita. Assim, mesmo que o organismo necessite de um maior consumo de alimentos, deve-se evitar ao máximo o excesso de açúcares e gorduras. Nesse contexto, as sopas e massas são deliciosas alternativas alimentares.

As sopas e o inverno

No inverno, as sopas se configuram como alimentos indispensáveis a uma dieta balanceada. Devido ao frio, elas são excelentes alternativas ao aquecimento corporal, elevando a temperatura do organismo. Além disso, são muito indicadas para o jantar por serem alimentos de fácil digestão. Outra propriedade interessante deste tipo de prato, é que as sopas contribuem na hidratação do corpo, muito prejudicada no inverno.

Risotos: deliciosos e nutritivos

Nem só de ensopados vive o inverno. O clima frio também combina com sabores mais vivos e pratos aromáticos, quentes e fumegantes. Nesse contexto os risotos são, com certeza, pratos que ganham muito destaque.

As massas

Durante a estação fria, as massas são quase que obrigatórias em qualquer refeição que se preze. Isso se deve à já citada mudança de paladar, que começa a preferir os alimentos ricos em carboidratos, fundamental fonte de energia.

Serviço:

Substância

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também