Restaurante desenvolve conceito para cozinha paulistana

Restaurante desenvolve conceito para cozinha paulistana

Atualizado: Quarta-feira, 12 Maio de 2010 as 2:08

Além de capital gastronômica, São Paulo poderia ser chamada também de terra da miscigenação das raças. Espanhóis casam com italianos, que casam com japoneses, que casam com franceses. Essa mistura ilustra bem o leque de opções que o paulistano tem na hora de escolher onde comer.

Libaneses fizeram da esfiha e do quibe um fastfood, os italianos desenvolveram inimagináveis sabores de pizza e centenas de cantinas e tratorias se instalaram na cidade. Os japoneses reinventaram o sushi e inventaram o rodízio de temaki. Os portugueses viraram padeiros de padarias que não tem relação nenhuma com sua terra natal para vender um pão Francês que não tem na França. Os franceses, por sua vez, vieram ensinar suas seculares técnicas para cozinhar nossa própria comida em pratos que tem ingredientes brasileiros e nomes Franceses. Juntem-se a isso mais uma dúzia de outros imigrantes, uma total e completa miscigenação racial e é claro: Os Brasileiros!

Foi pensando nisso que o bar e restaurante Café Journal resolveu migrar da cozinha internacional para os sabores brasileiros, os sabores regionais. A Cozinha Paulistana, assim como é chamada por seu chef Ivan Achcar, chegou para ficar. Com uma variedade de pratos em seu cardápio, o objetivo foi construir uma cozinha a partir das memórias da cidade e de sua experiência como pessoa.

Atualmente São Paulo tem mais de 27 mil bares e restaurantes, segundo informações da Associação de Bares e Restaurantes da capital. A capital mundial da gastronomia conta com o crescimento também do Café Journal que busca sempre inovar sem perder o estilo. Uma das sugestões de Achcar é o Peixe Branco com Pupunha e Pimenta Biquinho, escalfado em água de coco sobre cama de palmito pupunha e tomate grelhado, acompanhado de pimenta biquinho na chapa, castanha do Pará e flor de sal. O campeão de pedidos nos almoços e jantares. Essa é apenas uma das 40 opções que a cozinha do Café desenvolveu exclusivamente para seus clientes.

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também