Restaurante oferece culinária francesa com referências da cozinha mundial

Restaurante oferece culinária francesa com referências da cozinha mundial

Atualizado: Quinta-feira, 24 Março de 2011 as 11:31

Para curtir o Carnaval longe da grande cidade,   Búzios   é um destino de belas praias e variedade gastronômica. A cozinha internacional é um dos grandes atrativos do local. À beira-mar, na praia do Canto, o restaurante Cigalon é especializado na cozinha contemporânea francesa, mas a chef Sonia Persiani se apropria de referências culinárias mundiais para compor suas receitas.

De entradas, o gazpacho espanhol tem releitura pela chef no Lagostins de massa crocante e gazpacho de uvas verdes. A cozinha peruana é lembrada no Ceviche de camarões cinza e manga. A culinária árabe está representada no terrine feito de pato com pistache e pêras, servido com geleia caseira de morango e salada de mini rúculas orgânicas.   No   pedido principal, o cardápio atravessa oceanos para oferecer pratos “Do mar”, “Do sol” e “Da terra”. A referência oriental está no atum, levemente cozido, com molho cítrico adocicado e macarrão de arroz e legumes. Outro que sobressai por influencias brasileiras é o Filé de cherne com camada de batatas finas, abacaxi, aipo e aroeira. Na passagem por terra, destacam-se o Filé mignon com cebolas carameladas e chip de batata doce e a receita argentina Bife de chorizo com chimichurri e batatas ao murro. Da cozinha do sol, a Itália está representada pelas massas. As dicas são Spaghettis com shiitakes, abobrinhas e tomates cereja e risoto de frutos do mar.

A seção mais esperada é das sobremesas, especialidade da chef que cursou a escola da arte da confeitaria de Lenotre  na França. Crème brûlée ao anis com sorvete e frutas vermelhas, Granita de laranja com hortelã e calda de vinho tinto e Profiteroles com sorvete e calda quente de chocolate são algumas das sugestões.  

veja também