Risoto de Purpunha

Risoto de Purpunha

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:13

Dados:

Tipo de Culinária: Sudeste

Categoria: Guarnições

Subcategorias: Amidos (arroz, farinhas, tubérculos)

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

2 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)

2 colher(es) (sopa) de Azeite  

1 xícara(s) (chá) de arroz arbório

3 xícara(s) (chá) de água fervente

2 tablete(s) de Caldo de Legumes Knorr

1/2 xícara(s) (chá) de cenoura ralada(s)

300 gr de pupunha em cubos pequenos

2 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa gelada(s)

50 gr de parmesão ralado(s) grosso(s)

Sal a gosto

Modo de preparo:

Inicialmente prepare o caldo: em uma jarrinha ou leiteira, coloque as 3 xícaras de água fervente e dissolva os cubos de caldo de legumes Reserve, mantendo aquecido.

Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, baixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo, a cenoura ralada e mexa um pouco mais.

Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a pupunha em cubos, a manteiga gelada e o Parmesão fresco. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.

ATENÇÃO: o risoto NÃO é arroz empapado. São grãos inteiros, ligados por um creme que se forma durante o cozimento e é ligado com a manteiga e o queijo parmesão fresco.

O prato Meca Santista é composto pela união desta receita com as receitas Meca Santista e Farofa de Banana com Bacon .

Por Chef Rodrigo Anunciato

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições