Rocambole tropical

Rocambole tropical

Atualizado: Segunda-feira, 28 Fevereiro de 2011 as 11:46

ingredientes

Ingredientes para a massa

* 8 ovos

* 7 colheres (sopa) de açúcar

* 7 colheres (sopa) de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio

* 1 colher (sopa) rasa de amido de milho

* 1 xícara (chá) de leite

* 4 colheres (sopa) de açúcar

* 3 colheres (sopa) de xarope de groselha ou de morango

* 2 xícaras (chá) de frutas picadas, bem escorridas

Ingredientes para a cobertura

* 3 claras

* 1 pitada de cremor tártaro

* 2 colheres (sopa) de açúcar

modo de preparo

Modo de preparo da assadeira

Prepare a assadeira antes de começar a fazer a massa. Corte um retângulo de papel-manteiga cerca de 5 cm maior que a fôrma. Unte-a ligeiramente e estenda o papel por cima. Pressione o papel junto ao ângulo que contorna a fôrma e dobre-o nos cantos. Unte o papel e polvilhe farinha de trigo.

Modo de preparo da massa

Preaqueça o forno. Separe os ovos e bata as claras em neve firme. Junte as gemas, uma a uma, e depois o açúcar, batendo sempre. Adicione a farinha peneirada e misture suavemente. Passe para a assadeira preparada e asse por cerca de 20 minutos (não deixe corar).

Modo de preparo do recheio

Dissolva o amido de milho no leite, adicione o açúcar e leve ao fogo brando. Cozinhe por alguns minutos e junte o xarope de groselha (ou de morango), misturando bem. Quando o creme encorpar, retire do fogo e deixe amornar. Tire a assadeira do forno e desenforme o bolo sobre um guardanapo umedecido e polvilhado com açúcar. Elimine as bordas do bolo e espalhe o creme de groselha por cima. Distribua as frutas sobre o creme e enrole. Espere esfriar para ficar firme.

Modo de preparo da cobertura

Preaqueça o forno novamente, em temperatura alta. Bata as claras em neve. Vá juntando o cremor tártaro e o açúcar e batendo até obter um suspiro bem firme. Arrume o rocambole numa travessa refratária e cubra-o com o suspiro. Leve ao forno apenas para secar um pouco o suspiro e começar a corar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira. Se quiser, decore com fatias de frutas frescas na hora de servir.

Variações

Para umedecer o bolo, use outro creme, feito com 1/2 lata de leite condensado, a mesma medida de leite e o xarope de groselha. Também pode-se acrescentar uma colherada de coco ralado.

veja também