Roteiro para aproveitar São Paulo

Roteiro para aproveitar São Paulo

Atualizado: Terça-feira, 2 Março de 2010 as 12

Começa nessa segunda-feira (1/03) e segue até o dia 14 de março a 6ª edição da São Paulo Restaurant Week, em que 200 restaurantes da cidade oferecem pratos a preços mais acessíveis - R$ 27,50 no almoço e R$ 39, no jantar. Embora seja uma boa oportunidade de conhecer diversos restaurantes pagando pouco por um menu completo, as chances de errar e acabar gastando mais do que gostaria são grandes. Pensando nisso, o site de Marie Claire preparou algumas dicas para que o passeio não termine em roubada. Preparamos também um roteiro com alguns "combos" de programas extras que podem ser uma boa pedida antes ou depois da refeição. Confira!

Dicas para o barato não sair caro

- Antes de ir ao restaurante, é sempre bom fazer uma reserva - principalmente se você tiver planos (como uma peça de teatro, por exemplo) depois do almoço ou jantar. Com os preços promocionais da Restaurant Week, as chances de as mesas estarem todas ocupadas quando você chegar lá e de você ter que aguardar um bom tempo até que uma delas fique livre são grandes;

- Mesmo que o preço do menu seja mais amigável durante o evento, vale levar em consideração que as bebidas e o couvert são pagos à parte e que existe ainda a taxa de serviço (10% do valor final da conta) e o 1 real (opcional) destinado à obra beneficiada pelo evento;

- Vai de carro? Informe-se sobre a existência de um serviço de manobristas ou estacionamento, para não ter dores de cabeça com o valor cobrado por eles. É sempre bom checar também se o restaurante está localizado num bairro onde é possível (e seguro) estacionar na rua - o que pode resultar numa economia significativa;

- Se não puder ir no jantar e quiser mudar seu programa para o almoço, por exemplo, verifique se o restaurante serve o menu especial do evento nos dois horários para evitar surpresas; também é bom informar-se sobre o horário de funcionamento do local

Veja algumas sugestões de passeios para fazer antes ou depois de ir ao restaurante

Segunda-feira

Uma boa opção para o começo da semana é reunir as amigas e dar umas voltas pelo shopping Iguatemi, onde as novas coleções de boa parte das lojas já chegaram às araras.

Depois do passeio, quando a fome bater e as fofocas ainda não tiverem chegado ao fim, vale a pena conferir o menu do Jow Sushi Bar, que terá um cardápio especial para o evento, com festival de sushis, sashimis e pratos quentes à vontade.

Jow Sushi Bar

Rua Ramos Batista, 399 - Vila Olímpia

Tel.: (11) 3554-8970

www.jowsushibar.com.br

Shopping Iguatemi

Avenida Brig. Faria Lima, 2.232 - Jardim Paulistano

Tel.: (11) 3816-6116

www.iguatemisaopaulo.com.br

Terça-feira

Vale a pena reservar a noite de terça-feira para jantar no restaurante italiano La Vecchia Cucina, do chef Sérgio Arno, que estreia nessa edição da Restaurant Week. O menu inclui trio de ceviche de entrada, tem como uma das opções de prato principal tagliolini com ragu de ossobuco e, para a sobremesa, panacotta com calda de gengibre.

Depois de se deliciar por lá, vale seguir para o Bourbon Street e conferir o projeto "Terça por Elas", onde a cantora Roberta Sá se apresenta no dia 9/03.

La Vecchia Cucina

Rua Pedroso Alvarenga, 1.088 - Itaim Bibi

Tel.: (11) 3079-4042

www.sergioarno.com.br

Bourbon Street Music Club

Rua dos Chanés, 127 - Moema

Tel.: (11) 5095-6100

www.bourbonstreet.com.br

Quarta-feira

Próximo à PUC, o restaurante Blu Bistrô é um ambiente gostoso para ir a dois ou até para combinar uma reunião de amigos mais intimista, já que o local é pequeno e aconchegante, com música ao vivo a partir das 21h. Para o jantar, o menu traz creme de cenoura com gengibre ou tortilla de batatas de entrada, confit de pato ao molho de mel com cuscuz marroquino ou o brasileiro risoto de feijão com linguicinha e chips de couve no jantar e, para fechar a noite, a sobremesa é creme brulée de café e cachaça.

Bem perto dali, você pode ir antes ou depois do jantar assistir a peça "Usufruto", com Lúcia Veríssimo, no Teatro FAAP, encenada às quartas e quintas-feiras (se preferir) sempre às 21h.

Blú Bistrô

Rua Monte Alegre, 591 - Perdizes

Tel.: (11) 3871-9296

www.blubistro.com.br

Teatro FAAP

Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

Tel.: (11) 3662-7233 / 3662-7234

www.faap.br/teatro

Quinta-feira

Se você ainda não conhece a culinária judaica, vale experimentar os pratos da chef Andréa Kaufmann, do AK Delicatessen, que faz um mix com a culinária contemporânea. O menu do almoço e do jantar tem como opções de entrada o pastrami artesanal com salada de batata e mostarda de raiz forte ou a salada de lulas e camarões à provençal com tapenade de azeitonas. Para o jantar pode-se escolher entre o ragú de cordeiro com polenta cremosa em grão e salada de rúcula e cebola roxa ou o saint Pierre ao zahtar com purê de batata rústico, creme de limão e hrein. As sobremesas dividem-se entre blintzes de requeijão e goiabada cascão ou torta mousse de chocolate, doce de leite e raspas de laranja.

Antes do jantar ou depois do almoço, um bom programa é ir ao MASP conferir a exposição "O mundo mágico de Marc Chagall", com gravuras do artista russo. O restaurante fica próximo dali e, às quintas-feiras, o museu fica aberto até mais tarde, fechando suas portas somente às 20h.

AK Delicatessen

R. Mato Grosso - Higienópolis - São Paulo

Tel.: (11) 3231-4497

www.akdelicatessen.com.br

MASP

Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César

Tel.: (11) 3251-5644

www.masp.art.br

Sexta-feira

Para os que curtem comidas com tempero mexicano, tailandês ou até mesmo italiano, o restaurante Obá é uma boa pedida. No cardápio do jantar você pode escolher entre chimichanga ou rolinho thai para a entrada, geng paneang (picadinho de cordeiro com curry vermelho) ou moqueca da jôse de boipeba no jantar e, de sobremesa, flan de calabaza ou panqueca thai de banana.

Uma boa pedida para esticar o programa é conferir a estreia do filme "Direito de Amar", dirigido pelo estilista Tom Ford, que tem no elenco Colin Firth, candidato ao Oscar de Melhor Ator. O Reserva Cultural é uma boa opção de cinema próximo ao restaurante.

Obá

Rua Doutor Mello Alves, 205 - Jardins

Tel.: (11) 3086-4774

www.obarestaurante.com.br

Reserva Cultural

Avenida Paulista, 900 - Cerqueira César

Tel.: (11) 3287-3529

www.reservacultural.com.br

Sábado

Apostando nos pratos típicos da região norte do país, o restaurante Amazônia é uma boa quando se trata de comida regional brasileira. O menu do jantar é repleto de alternativas: de entrada pode-se escolher entre o bolinho de pirarucu, o bolinho de macaxeira ou a casquinha de siri; para o prato principal, leitão assado ao tucupi e jambu, filé de pirarucu com purê de banana da terra ou caruru de quiabo e camarão seco; e de sobremesa, pudim de tapioca, creme de cupuaçu ou sorvetes regionais.

Após o jantar, você pode aproveitar o resto da noite em uma das baladas do Centrão. Duas boas opções são a fervida Hot Hot e o novíssimo club Lions.

Amazônia

Rua Rui Barbosa, 206 - Bela Vista

Tel.: (11) 3142-9264

www.restauranteamazonia.wordpress.com

Hot Hot

Rua Santo Antonio, 570 - Centro

Tel.: (11) 2985-8685

www.hothotsite.com.br

Lions Club

Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 277, 1º andar - Centro

Tel.: (11) 3104-7157

www.lionsnightclub.com.br

Domingo

O La Table O & Co., especializado em comida mediterrânea, é uma boa escolha para o almoço de domingo, que pode acontecer em uma das mesas do jardim - e de quebra você ainda pode conferir a loja do restaurante, especializada em azeites dos mais variados tipos. O menu do almoço traz como prato de entrada a salada mediterrânea com camarões, um noix com presunto parma e gratin de batatas com vinagrete para o prato principal e, para fechar o almoço, de sobremesa, panacotta com calda de amora.

Depois do almoço e de ter conferido a loja de azeites, vale seguir para o Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, onde você pode conferir a reestreia da peça "A Alma Imoral", com Clarice Niskier, às 19h30.

La Table O & Co.

Rua Bela Cintra, 2.023 - Jardins

Tel.: (11) 3063-4433

www.latable-co.com.br

Teatro Eva Hertz

Avenida Paulista, 2073 (Conjunto Nacional) - Cerqueira César

Tel.: (11) 3170-4059

www.livrariacultura.com.br/teatro

Por Giulliana Martinelli, com colaboração de Luciana Borges

veja também