Sabor de manhã feliz

Sabor de manhã feliz

Atualizado: Quarta-feira, 10 Março de 2010 as 12

Sempre que há a deliciosa oportunidade de uma manhã tranquila e sem compromissos em casa a certeza é uma só: panquecas. O pote de maple syrup, o xarope de bordo, ganha a mesa e a casa tem cheirinho de desjejum especial, para brindar a manhã só nossa.

Essa variação com banana não é a minha preferida, dada minha aversão a esta fruta, mas faço com gosto para minha pequenota, que de vez em quando enjoa das frutas puras de todo dia. E quando isso aconetece, reina a criatividade de mãe cozinheira.

Panquequitas de banana

1 ovo 1 banana 1/2 xícara de leite 2 colheres de sopa de açúcar (pode ser demerara) 1/2 colher de sopa de fermento em pó farinha (cerca de 1 xícara, ou menos) Em um liquidificador, bata o ovo, a banana e o leite. Quando estiver homogêneo, acrescente o açúcar, o fermento e um pouco da farinha. Bata e cheque a consistência da massa, que deve ficar mole, mas não líquida, espessa o suficiente para ser colocada às colheradas na frigideira. Se precisar, adicione mais farinha, e se passar do ponto e endurecer, conserte com leite.

Aqueça manteiga ou óleo vegetal em uma frigideira e faça as panquecas do tamanho desejado, dosando com colher ou concha a quantidade a ser colocada na frigideira. Deixe fritar de um lado e quando surgirem bolhas na superfície vire para fritar o lado oposto. Sirva ainda quente, com mel, geléia ou xarope de bordo.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também