Saiba as diferenças entre molho de tomate, polpa e extrato

Saiba as diferenças entre molho de tomate, polpa e extrato

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:16

Muitas pessoas ainda se confundem ao comprar atomatados. Por não identificar os diferencias entre um produto e outro, no corre-corre diário opta pelo mais barato ou por qual está acostumado e nem sempre leva para casa o produto mais saboroso, mais prático e que melhor valoriza a receita desejada. Para entender melhor, Natalino C. Moretto, Gerente de Qualidade da Fugini explica os diferenciais de cada produto.

Segundo o gerente, "o extrato de tomate é obtido da polpa de frutos do tomateiro, devendo conter, no mínimo, 6% de sólidos solúveis naturais de tomate, podendo ser adicionado de sal e ou açúcar", explicou. O mais concentrado de todos os derivados do tomate, o extrato pode ser utilizado como base para elaboração de molhos e proporciona cor, sabor e consistência aos pratos, como feijão, sopas, carnes, tortas etc.

Já os Molhos são os "em forma líquida, pastosa, emulsão ou suspensão à base de especiarias e/ou temperos, entre outros ingredientes, fermentados ou não", explicou o gerente. Ou seja, são os molhos prontos, com temperos específicos, basta aquecer e usar em suas receitas preferidas, agregando sabor ou aroma aos alimentos e bebidas.

Um produto que não pode faltar na dispensa de um bom gourmet é o Tomate Pelado. Inteiros sem a casca, com líquido de cobertura (suco de tomate), este produto é versátil e prático, pois vem pronto para fazer um delicioso molho com sabor de tomate fresco e personalizado com aromas caseiros, já que não contém tempero. É ideal para massas como lasanha, canelone, dentre outras.

Poucas pessoas sabem, mas o catchup também faz parte dos atomatados. Degustar um lanche, hambúrguer, cachorro quente ou preparar estrogonofe sem ele não é a mesma coisa.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições