Saiba como evitar as armadilhas gastronômicas do Natal

Saiba como evitar as armadilhas gastronômicas do Natal

Atualizado: Terça-feira, 14 Dezembro de 2010 as 11:18

Um estudo do New England Journal of Medicine mostra que uma pessoa ganha, em média, meio quilo durante as festas de fim de ano para nunca mais perdê-lo. Quem tem colesterol e pressão altos sofre ainda mais, mas há maneiras de evitar algumas armadilhas. Anote algumas dicas:

Peru

A pele do peru de Natal é cheia de gordura saturada. Por grama, as gorduras saturadas têm mais calorias que proteínas ou carboidratos e contribuem para aumentar o colesterol. A alternativa é comer só a carne do peru e esquecer a pele.

Recheio

Aquela farofa que recheia o peru é feita com manteiga, miúdos e embutidos. Em vez da manteiga use caldo de galinha e substitua os miúdos por frango.

Batatas coradas ou purê

Esqueça a manteiga e o leite. Doure as batatas com óleo de canola e faça o purê com batata amassada regada com um pouco de azeite extra-virgem.

Drinques

Batidas e coquetéis têm muitas calorias pois em geral levam leite condensado. Experimente misturar vinho branco, água com gás e suco de frutas.

Chocolate ao leite

Substitua o chocolate ao leite pelo chocolate com pelo menos 70% de cacau, que tem menos leite, menos açúcar e, portanto, engorda menos. Estudos mostram que um quadrado ou dois (de uma barra) por dia podem prevenir ataques cardíacos.

veja também