Saiba como preparar sopas saudáveis e com poucas calorias

Saiba como preparar sopas saudáveis e com poucas calorias

Atualizado: Quinta-feira, 22 Julho de 2010 as 9:13

Esse friozinho é convidativo para tomar sopas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, algumas delas podem ser bem gordurosas. Viviane Chaer Borges, nutricionista do hospital São José - unidade da Beneficência Portuguesa - de São Paulo explica que o ideal é escolher fontes ricas em nutrientes.  

- Se servidas como entradas, as sopas devem ser mais leves, feitas de legumes e vegetais folhosos cortados ou na forma de cremes. Já quando são prato único, podem conter carnes (fonte de proteína), batatas, arroz ou macarrão (carboidrato) e vegetais. 

Porém, os feculentos como a batata, a mandioca e a mandioquinha merecem atenção especial. 

- Muitos pensam que estes alimentos são classificados como vegetais, mas são fonte de carboidrato semelhante ao arroz e ao macarrão, e deixam a sopa mais calórica. 

Nesse caso, a batata pode ser substituída por legumes como a cenoura, o chuchu, a vagem ou a abobrinha, menos calóricos e igualmente ou quase tão saborosos. É preciso atenção também com os cremes, pois a maioria tem leite, farinha de trigo ou creme de leite como base, ingredientes que elevam o nível calórico da refeição.

Sopa de Grão de Bico bem leve:

Ingredientes

Duas xícaras de grão-de-bico

200 g de filé mignon picado

Dois tomates picados

Um dente de alho espremido

Meia cebola ralada

Uma colher (café) de açafrão em pó

Suco de cinco laranjas

Uma colher (sobremesa) de azeite de oliva 

Um litro de água

  Modo de preparo

Temperar a carne uma hora antes do preparo da sopa com a cebola, o alho e o sumo de laranja. Levar ao fogo a carne com o azeite frio, e os demais ingredientes incluindo o grão-de-bico. Refogar até dourar. Acrescentar um litro de água e deixar cozer em panela de pressão por 40 minutos. Acrescentar queijo ralado e à mesa adicionar croutons.

veja também