Saiba como usar bem a panela de pressão

Saiba como usar bem a panela de pressão

Atualizado: Quinta-feira, 21 Janeiro de 2010 as 12

Usar a panela de pressão economiza tempo no preparo de receitas, mas requer alguns cuidados. Saiba quais são eles...

A panela de pressão cozinha os alimentos num espaço de tempo três vezes menor do que uma panela comum. Mesmo com essa facilidade, muita gente tem receio de usá-la com medo de que exploda e acabe não só com a receita, mas também com a cozinha. Na verdade, ela é uma aliada, desde que você siga algumas regrinhas básicas, que vão reduzir as chances de que algo dê errado.

A primeira delas é respeitar a capacidade da panela. Não tente encher mais do que 2/3 do volume indicado pelo fabricante. E, ao cozinhar, use pelo menos duas xícaras de água ou outro líquido. Depois que o cozimento começar (momento em que a panela "apita"), conte o tempo de preparo da receita e, ao terminar, apague o fogo. Deixe a panela esfriar naturalmente para abrir.

Você até pode acelerar esse processo, desde que a resfrie sob um jato de água fria e libere o vapor com cuidado para não se queimar. Usando com atenção, você esteriliza utensílios, como a mamadeira do bebê, e até descongela alimentos. Tudo com rapidez, eficiência e muito mais sabor.

Como temperar o alimento

Como a panela de pressão preserva o sabor natural dos alimentos e potencializa o dos temperos, é importante não exagerar nas ervas e especiarias da receita. Tempere com metade da quantidade que habitualmente você usa.

veja também