Saiba mais sobre o indispensável arroz

Saiba mais sobre o indispensável arroz

Atualizado: Quarta-feira, 22 Outubro de 2008 as 12

Originário da Ásia, possivelmente China, o arroz é hoje um dos principais alimentos na culinária brasileira. Foi uma das primeiras culturas agrícolas do homem, sendo cultivado há cerca de 5000 anos. Após as invasões árabes à Península Ibérica o arroz chegou ao sul da Europa, e de lá acabou espalhando-se pelo mundo. Acredita-se que tenha sido trazido para as Américas por volta de 1694, encontrando condições climáticas favoráveis e espalhando-se por todo o continente.

É uma planta anual, da família das gramináceas, que pode atingir altura superior a 1 m. As sementes nascem em densas espigas, distribuídas em hastes. Após colhido, é descascado e passa por um polimento a fim de adquirir a coloração branca que estamos acostumados a ver. O engorduramento deixa-o brilhante e a desidratação ajuda a conservá-lo. Quando os grãos são apenas descascados temos o arroz integral.

Valor nutritivo

No arroz branco grande parte do valor nutritivo do arroz perde-se durante o beneficiamento. Rico em amido, é uma grande fonte de energia. Já o arroz integral conserva grande parte de seus nutrientes, contendo proteína, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

Dicas com arroz

Se o arroz ficou pronto muito cedo embrulhe a panela em várias folhas de jornal para que demore mais a esfriar. Para evitar que o arroz fique duro ao preparar pratos doces, coloque os demais ingredientes apenas depois que o arroz já estiver cozido. Para soltar o arroz empapado, enxágüe em água fervente e escorra como se fosse macarrão. Se colocou muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar e cubra com algumas folhas de alface e o excesso será absorvido. Água de arroz sem temperos pode ser usada para engomar a roupa. Antes de passar umedeça ligeiramente a roupa com a água por meio de um borrifador. O cheiro e o gosto de queimado do arroz sairão facilmente se acrescentar uma cebola de tamanho médio cortada ao meio. Para que o arroz fique bem soltinho adicione uma colher (chá) de caldo de limão.

veja também