Salada de Arroz

Salada de Arroz

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 10:27

Ingredientes

Salada

1 limão 200 g arroz graúdo 250 g aspargos 3 talos de aipo (salsão) 250 g salmão defumado em fatias sal e pimenta

Para o Molho Vinagrete

45 ml (3 colheres de sopa) vinagre de estragão 10 ml (2 colheres de chá) mostarda Dijon 175 ml (3/4 xícaras de chá) óleo de açafrão* pode-se usar um óleo vegetal leve

Utensílios

panelas facão tigelas faquinha escumadeira escorredor colher grande de metal batedor peneira tesoura descascador de legumes barbante espremedor tábua

Modo de preparo

Cozinhe o Arros e Faça o Molho Vinagrete

Leve uma panela grande de água salgada para ferver. Esprema o caldo de meio limão na água, juntando então a metade do limão.

Adicione o arros à água, mexa e deixe ferver novamente. Cozinhe por 10-12 minutos, até que o arroz esteja macio, mexendo ocasionalmente.

Enquanto isso, faça um molho vinagrete. Coloque o vinagre, o sal e a pimenta numa tigela pequena. Junte a mostarda e dissolva.

Misture aos poucos o óleo, de modo que o molho fique homogêneo e engrosse ligeiramente. Prove o tempero e ponha-o de lado.

Escorra o arroz, retire a metade do limão, em seguida lave com água fria e escorra de novo completamente. Transfira o arroz para uma tigela grande.  

Esprema e reserve o caldo da metade de limão restante.

Prepare os Legumes, o Salmão e Monte a Salada

Com o descascador de legumes, retire a pele grossa externa das hastes de aspargos e lave as pontas.

Com barbante branco, amarre as hastes de aspargos em 2 feixes iguais, para manuseá-los com facilidade.

Leve uma panela grande de água salgada para ferver, junte os aspargos e cozinhe por 5-7 minutos, até que fiquem macios quando espetados com a ponta de uma faquinha.

Escorra os aspargos, lave-os sob água corrente fria e escorra-os de novo inteiramente. Descarte o barbante. Tire fora cerca de 5 cm das pontas dos aspargos. Corte as hastes em pedaços de 1,5 cm.

Tire os fios das hastes do aipo com o descascador. Corte cada haste no sentido transversal, em pedaços de 7 cm, e em seguida corte cada pedaço em 2-3 tiras. Empilhe as tiras e corte-as em cubinhos.

Com o facão, corte as fatias de salmão defumado no sentido transversal.

veja também