Salpicão pernambucano usa goiaba e carne de sol

Salpicão pernambucano usa goiaba e carne de sol

Atualizado: Terça-feira, 31 Agosto de 2010 as 11:41

Para aproveitar bem o almoço, por exemplo, o importante é sair da mesa satisfeito, depois de apreciar um prato gostoso e que faça bem à saúde. A salada pode ficar ainda melhor com um toque regional - é possível juntar as verduras com uma fruta e ainda com um tipo de queijo muito apreciado pelos nordestinos: o queijo manteiga. A receita também leva goiaba e ainda carne de sol. É o salpicão pernambucano. A receita é do chef Antônio Medeiros, do Senac Recife.

"É uma mistura de cores e sabores. Queijo, tomate, pimentão e goiaba. Queijo coalho e queijo manteiga. Carne de sol desfiada. A salada dá para10 pessoas. É uma entrada legal, e o custo chega a R$ 12", explicou o chef Antônio Medeiros.

"Quando você coloca frutas e verduras no almoço, você está colocando vitaminas e minerais. Você tem uma composta de ingrediente engrandecendo toda a alimentação", contou a nutricionista Márcia Fialho.

Confira a receita:

SALPICÃO PERNAMBUCANO (700g):

*Porção para dez pessoas

Ingredientes

80 gramas de goiaba sem semente 80 gramas de tomate sem semente 70 gramas de pimentão verde 50 gramas de milho verde 50 gramas de cebola roxa 100 gramas de requeijão light 70 gramas de carne de sol 70 gramas de queijo manteiga Modo de Preparo

Selecionar e higienizar os vegetais;

Cortá-los em tiras;

Reservar cada ingrediente;

Preparar a carne de sol: deixar de molho em água com leite por três horas, sem refrigeração. Cozinhe na água até o ponto de desfiar.

Deixar esfriar a carne de sol;

Juntar todos os ingredientes e adicionar o requeijão;

Misturar bem todos os ingredientes;

Servir frio em uma saladeira e temperar a gosto.

Molho:

Azeite de oliva - 50ml Gengibre - 1 colher de chá - 5g Hortelã - 1 colher de chá - 5g Vinagre de arroz - 100 ml Sal - a gosto

veja também