Sanduíche

Sanduíche

Atualizado: Quinta-feira, 9 Março de 2006 as 12

Sanduíche Heloisa Fernandes

[email protected] Um dos tipos de alimentação mais consumidos em nossos tão corridos e ocupados dias, o sanduíche é uma invenção do século XVIII. Dá para imaginar, alguém com aquelas roupas imensas, cheias de botõezinhos, redinhas, dobrinhas, comendo um sanduíche?

Pois então, o inglês John Montagu imaginou. Jogador inveterado, sempre às voltas com apostas e competições, ele se sentia de tal forma atado às mesas de baralho que, quando tinha fome, pedia que um de seus criados lhe trouxesse algumas fatias de carne entre dois pedaços de pão. Com isso, ele podia comer enquanto estava jogando, não desperdiçando seu precioso tempo junto às cartas e aos amigos para fazer uma simples refeição.

Naquela época, todos se conheciam por seus títulos, e como John Montagu era o 4º Conde de Sandwich, todos os outros jogadores passaram a pedir também para eles um "do Sandwich". A prática foi se difundindo entre todos aqueles que realmente dispunham de pouco tempo para as refeições, e rapidamente era um hábito difundido pelas principais cidades da Europa. Mas foi nos Estados Unidos que o sanduíche encontrou um vasto campo para se desenvolver. Afinal, desde o início de sua colonização, os americanos sempre tiveram que "conquistar" um novo mundo. Foi assim, e principalmente após a corrida do ouro rumo ao oeste, que o sanduíche foi se tornando, aos poucos, um dos principais símbolos da cultura americana.

Hoje, o sanduíche já faz parte do cardápio de praticamente qualquer parte do mundo. E muitas vezes, mesmo quando não estão verdadeiramente apressados, algumas pessoas preferem um sanduíche a uma refeição. Se bem que, muitas vezes, esses sanduíches de hoje são até muito maiores e dão muito mais trabalho de comer que um prato normal.

veja também