Semana Internacional de Gastronomia é um sucesso em Santa Catarina

Semana Internacional de Gastronomia é um sucesso em Santa Catarina

Atualizado: Quarta-feira, 29 Julho de 2009 as 12

Está em andamento o maior evento de gastronomia de Santa Catarina. A abertura oficial aconteceu na última sexta-feira, 24 de julho, no Hotel Plaza Itapema. Na solenidade, estiveram presentes autoridades, associados do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, responsável pelo ousado projeto, e imprensa da região. O presidente do birô, Marcelo Schünke, destacou como surgiu a idéia de promover um evento deste porte na Costa Esmeralda e falou da expectativa de superar a primeira edição, realizada no ano passado. "Pelo menos nesta semana, não resistam ao prazer da gula". Foi assim que Schünke finalizou seu discurso. É, está sendo difícil resistir.

Importância do evento

As autoridades que se pronunciaram na abertura oficial destacaram a importância da Semana Internacional de Gastronomia para o desenvolvimento do turismo na Costa Esmeralda. O presidente da Federação Catarinense dos Convention & Visitors Bureau, Ricardo Ziemath, apontou que o evento mostra que os municípios de Itapema, Bombinhas e Porto Belo são destinos de alta qualidade, não apenas por suas belezas naturais, mas também por sua gastronomia. O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, destacou o empreendedorismo dos associados do birô. Já o prefeito de Porto Belo, Albert Stadler, falou que a Semana de Gastronomia traz outra conotação para a região, destacando as delícias que o turista pode encontrar na Costa Esmeralda. Para o prefeito de Bombinhas, Manoel Marcílio dos Santos, aliar a gastronomia às belezas naturais dos três municípios é mostrar um destino turístico ideal.

Da Itália

Giuseppe Schipano, da Scuola Alberghiera e di Ristorazione, também se pronunciou na abertura oficial. Para ele, a troca de experiências é muito importante. A Scuola Alberghiera foi responsável por aula demonstrativa, realizada no domingo, dia 26, no Plaza Itapema. Na segunda-feira, dia 27, os representantes da renomada escola participaram do painel "Estrada dos Sabores", realizado no Hotel Vila do Farol, em Bombinhas. Mas troca de experiências entre Brasil e Itália ainda pode ser conferida. Na sexta-feira, dia 31, chefs brasileiros e italianos serão responsáveis por um jantar no Hotel Plaza Itapema.

Grandes chefs

A passagem de grandes chefs pela Costa Esmeralda continuou no domingo, dia 26, com Morena Leite se apresentando no Plaza Itapema. Na segunda-feira foi a vez de Heiko Grabole demonstrar seus conhecimentos no Hotel Vila do Farol. Para quem não pôde acompanhar a apresentação destes grandes nomes, ainda dá tempo. Entre em contato com a equipe do birô ou se inscreva no site do evento -  www.semanadegastronomia.com.br . Porque ontem, terça-feira, 28 de julho, esculturas de frutas e legumes são tema de aula demonstrativa do Chef Muller, às 14h, no Plaza Itapema. À noite, às 20 horas, acontece aula show com Chef Laurent no Vila do Farol. Amanhã é dia de Claude Troisgros também em Bombinhas, às 20h. Na quinta-feira, comida para pessoas felizes é o tema de aula show com Neka Barreto no Vila do Farol, às 20 horas. Na sexta, Monica Ragel desmistifica o sal no Hotel Plaza Itapema, também às 20 horas. No sábado, Edu Guedes fecha a programação com aula show no Vila do Farol.

Workshops

Uma programação de workshops, promovidos em parceria com o Senac Blumenau, está acontecendo simultaneamente nas três cidades e trata de temas como peixes e frutos do mar, tortas, doces gelados, sabores do Brasil, pães artesanais, sopas, cremes e outras diversas especialidades. A programação completa está no site da Semana Internacional de Gastronomia. Faça já sua inscrição e aproveite!

veja também