Serra Negra realiza festival de gastronomia regional

Serra Negra realiza festival de gastronomia regional

Atualizado: Terça-feira, 29 Setembro de 2009 as 12

O distrito de Serra Negra, no município de Bezerros (a 107 quilômetros do Recife, no Agreste do Estado), será palco de um festival gastronômico, a partir desta sexta-feira, 2. A abertura do Festival de Gastronomia da Serra Negra acontece no Mirante Bar, que fica situado no ponto mais alto da vila, com show de Maciel Melo.

A degustação dos pratos dos restaurantes participantes começa no dia seguinte, sábado, 3, e prossegue até o dia 3 de novembro. O evento conta com o patrocínio do Funcultura e apoio da Prefeitura de Bezerros, da Cachaça Pitú e da vinícola Miolo.

O Festival

Com 960 metros de altitude, o distrito de Serra Negra vem se consolidando como um importante destino turístico do Estado. Tendo em vista o crescente fluxo de visitantes ao local, foi desenvolvido um projeto de capacitação para os bares e restaurantes da localidade, realizado pela empresa Duxi Promo, que durou três meses e reciclou 35 pessoas ligas ao setor de gastronomia.

Este Festival de Gastronomia é uma conseqüência do curso, onde os alunos vão mostrar pratos da autêntica cozinha do Agreste. "Não esperem alta gastronomia, nem sofisticação. A proposta aqui é mostrar o que há de melhor na cozinha rural", explica a coordenadora do curso, a jornalista Patricia Raposo.

Os Pratos

Nove estabelecimentos participam do Festival. O evento pretende também revelar ao turista mais desatento bares e restaurantes menos conhecidos. Como exemplo, há o Bar do Mané, escondido numa rua lateral à igreja da vila, onde se come típica mão-de-vaca. E ainda o Bar do Tota, já na localidade chamada Serra Nova, onde o carro chefe é a rabada com pirão. Existem ainda lugares que só recebem grupos previamente agendados, como a Paragem Sítio Borboleta, onde se come suculento bacalhau ao forno (foto 1).

Os estabelecimentos já consolidados, como o Mirante Bar e Restaurante e o restaurante Delícias da Serra, se destacam com o cupim na pressão com purê de batata-doce (foto 2), e bode na cerveja preta, respectivamente. Ainda na vila, vale a pena provar a carne de sol com queijo coalho do Bar da Serra, ou o peito à passarinha com molho de laranja, do Bar do Sebastião.

Na estrada principal que dá acesso à Serra Negra, o Bar da Galinha entra no festival com a galinha caipira com pirão. E mais adiante, na charmosa Pousada Canto da Serra, destaque para o lombo recheado com molho de laranja.

Serviço

Festival de Gastronomia da Serra Negra

De 2 de outubro a 3 de novembro

Mais informações: www.bemtemperado.com.br

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também