Sete dicas para deixar seu miojo mais saudável

Sete dicas para deixar seu miojo mais saudável

Atualizado: Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 as 2:26

Bendito seja Momofuku Ando que, em 25 de agosto de 1958, descobriu como preparar um macarrão em apenas três minutos. Afinal, quem nunca chegou em casa com aquela preguiça e optou por preparar um "miojo", como se popularizou o lámen no Brasil?

Saboroso, quentinho e rápido, ele parece o prato ideal para quem está sem tempo de cozinhar, especialmente em dias frios. "Toda essa praticidade, entretanto, esconde um teor nutritivo baixíssimo", alerta a nutricionista Maria Fernanda Cortez. Segundo a análise da embalagem de uma das marcas mais conhecidas do mercado feita por ela, só o tempero contém cerca de 50% do valor diário de sódio em uma dieta de duas mil calorias. A massa, por sua vez, oferece 32% do valor diário de gordura saturada que deveríamos consumir.

Por outro lado, mesmo não sendo a refeição ideal para ser consumida diariamente, o macarrão abre portas para diversas receitas criativas que podem incluir alimentos altamente nutritivos.Com a ajuda da nutricionista Rosana Farah, elaboramos sete dicas para deixar seu lámen mais saudável. Confira:

Faça seu próprio tempero

Deixe de lado aquele temperinho pronto que vem dentro da embalagem do macarrão instantâneo e utilize ervas e temperos naturais. "Uma ótima opção é o manjericão, que, além de deixar a comida com um ótimo aroma, também tem poder antibacteriano, protegendo as células do nosso corpo", indica Rosana. O alho também pode dar um gostinho a mais à refeição e, de quebra, você ainda combate doenças como gripe, diabetes e até câncer.

Acrescente legumes e verduras

"Podem ser adicionados quaisquer tipos de legumes e verduras, dependendo apenas da preferência do cozinheiro", aponta a nutricionista. A couve, por exemplo, é rica em cálcio, ferro e fósforo, realizando um papel de desintoxicação do organismo. Já a cenoura é uma importante fonte das vitaminas B e C, que trazem inúmeros benefícios ao sistema imunológico.

Invista nos molhos

Outra maneira de substituir o uso do tempero pronto do lámen é preparando molhos. Para Rosana, o de tomate é sempre a melhor opção. "Ele contém uma substância chamada licopeno, antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimentoprecoce e diversos tipos de câncer, como o de próstata", esclarece Rosana Farah.

Coloque azeite

Para dar um gostinho a mais, outra dica é acrescentar azeite de oliva extra-virgem ao macarrão. "Ele contém ômega 3, substância que atua como um antioxidante no organismo", explica. Apesar do benefício, sua ingestão deve ser controlada, pois esse alimento é altamente calórico.

Adicione carnes

Carnes são importantes fontes de proteínas e exercem a função de reparação e construção de tecidos. Por isso, adicione esse alimento de preferência grelhado, assado ou cozido ao macarrão. Entretanto, se a preparação for feita junto com a água do macarrão não despreze o caldo, pois grande parte dos nutrientes das carnes se encontra nele.

Seja criativo

A prática massa do miojo pode dar origem a diversos outros pratos. Um deles é a lasanha. Como o macarrão é compactado em blocos, fica fácil quebrá-lo e distribuí-lo como se fosse uma massa. Já o recheio pode variar de acordo com o gosto de cada um, desde o tradicional presunto com queijo até um mais elaborado com espinafre e molho branco.

Prepare um yakisoba

Nada mais simples do que transformar um simples macarrão instantâneo em um elaborado Yakisoba lotado de legumes e vegetais. O prato costuma incluir frango, carne, brócolis, cenoura, couve-flor, pimentão e cebola. Após refogados, esses alimentos precisam apenas ser adicionados ao macarrão cozido sem o tempero. Como toque final, acrescente shoyu e gergelim, sem exagerar no primeiro, já que ele tem alta concentração de sódio.

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