Café da tarde: Bolo gelado de limão

Café da tarde: Bolo gelado de limão

Atualizado: Sexta-feira, 24 Janeiro de 2014 as 12

Bolo gelado de limão
 
Ingredientes
 
1 lata de leite condensado
200 ml de suco de limão siciliano, aprox.. 4 limões (ou limão verde)
Raspas de todos os limões
300 ml de creme de leite fresco
200 gramas de biscoitos de mel ou amêndoas
 
bolo gelado de limãoModo de preparo
 
Coloque o leite condensado, o suco de limão e as raspas numa vasilha e misture bem. Leve a geladeira por no mínimo 15 minutos: o leite condensado vai engrossar. Em seguida, unte levemente uma forma retangular com óleo de canola ou girassol. Forre a forma de filme plástico com pedaços maiores, para que sobre bastante para fora da forma. Leve a forma forrada ao freezer por pelo menos 1 hora.
 
Ponha o creme de leite na vasilha da batedeira. Bata em velocidade média/alta até formar um chantilly. Muito cuidado para não bater demais e ele virar manteiga. Eu gosto de bater o creme na batedeira e parar antes de formar o chantilly, terminando de bater a mão para não perder o ponto certo do Chantilly.
 
Pique os biscoitos grosseiramente: eu faço isso com as mãos mesmo.
Misture cuidadosamente o chantilly ao leite condensado. Derrame 1/3 desse creme na forma gelada. Salpique 1/3 dos biscoitos por cima e leve ao freezer por 10 minutos. Enquanto espera, deixe o creme de chantilly com o leite condensado na geladeira.
 
Retire a forma do freezer e ponha mais 1/3 do creme em cima dos biscoitos, salpique mais 1/3 dos biscoitos e leve de novo ao freezer para gelar antes de fazer a ultima camada. Termine de montar o Semifreddo com a última camada de creme e por cima, a camada de biscoitos. Cubra o semifreddo com filme plástico e leve ao freezer por no mínimo 8 horas.
 
Quando for servir, retire a forma do freezer, passe água morna nas laterais e inverta a forma num prato. Sirva imediatamente. Se você quiser decorar, use folhas de menta e/ou gomos de manga.
 
 
Com informações de: recepédia

veja também