Sobremesas diferentes, rápidas - e deliciosas - com panetone

Sobremesas diferentes, rápidas - e deliciosas - com panetone

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 11:05

A Cozinha Nestlé desenvolveu receitas originais e fáceis de preparar usando o panetone com base de todas elas. Todas elas são boas opções para inovar nas sobremesas para a ceia. Anote:

Bruschetta de panetone

Bruschetta:

1 Panetone Moça 3 xícara (chá) de frutas picadas (manga,abacaxi, kiwi e cereja)

Cobertura:

3 claras 1 xícara (chá) de açúcar 1 caixinha de creme de leite

Bruschetta: corte o panetone em 12 fatias e coloque em uma assadeira. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que ficar levemente torrado. Reserve. Cobertura: em uma panela, misture as claras com o açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Coloque em uma batedeira e bata até dobrar de volume. Desligue a batedeira e misture o creme de leite. Reserve em geladeira. Montagem: distribua as frutas em cada uma das fatias de panetone e sirva com sirva com a cobertura.

Trufas de panetone

Trufas:

2 tabletes de chocolate branco 1 lata de creme de leite 2 colheres (sopa) de conhaque 1 panetone Classic Duo esfarelado

Cobertura:

3 tabletes de chocolate meio amargo 1/2 tablete de chocolate branco

Trufas: em um recipiente refratário, derreta o chocolate branco em banho-maria. Misture o creme de leite e o conhaque e retire do fogo. Adicione o panetone e misture até obter uma massa firme. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Modele em bolas (4cm de diâmetro) e retorne à geladeira até o momento de banhar em chocolate. Cobertura: derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e deixe esfriar, mexendo de vez em quando, até atingir 28ºC. Repita o mesmo procedimento com o chocolate branco e coloque em um saco para confeitar. Retire as trufas da geladeira e banhe no chocolate meio amargo, cobrindo toda a superfície. Decore com o chocolate branco e volte para geladeira por cerca de 30 minutos ou até secarem. Sirva.

Sanduíche de panetone Alpino

1 panetone alpino 6 cerejas em calda picadas para decorar 6 folhas de hortelã para decorar

Creme de menta:

2 gemas 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de amido de milho meia xícara (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de licor de menta 1 caixinha de creme de leite Calda:

1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 2 colheres (sopa) de leite

Corte o panettone em fatias redondas e depois corte-as ao meio. Coloque em uma forma e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Reserve. Creme de menta: em uma panela pequena, misture as gemas com o leite, o amido de milho, o açúcar e o licor. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até iniciar fervura e cozinhe por cerca de 2 minutos ou até engrossar. Desligue o fogo, junte o creme de leite e deixe esfriar. Reserve. Calda: em uma tigela, misture o açúcar de confeiteiro com o leite. Transfira para um saco de confeitar e reserve. Montagem: passe o creme em cada uma das fatias de panetone e coloque uma sobre a outra, formando um sanduíche e corte ao meio. Decore-os com a calda, as cerejas e as folhas de hortelã. Sirva.

Cassata prestígio

1 panetone Prestígio® fatiado 6 bolas de sorvete de creme 2 colheres (sopa) de licor de chocolate 1/2 xícara (chá) de leite

Cobertura:

3 claras 1 xícara (chá) de açúcar meia xícara (chá) de amêndoas em lascas torradas

Cassata: em uma forma grande de bolo inglês (10 cmx 28 cm x7 cm) forrada com filme plástico, faça camadas de panetone e sorvete, finalizando com panetone. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por cerca de 2 horas para firmar. Cobertura: em uma panela, misture as claras com o açúcar.e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 2 minutos. Desligue o fogo, transfira para uma batedeira e bata em velocidade alta até dobrar de volume. Montagem: desenforme a cassata em uma travessa para servir e cubra com o merengue. Decore com as amêndoas e reserve no freezer até o momento de servir.

veja também