Sopa de tomate com creme frio de queijo de cabra e farofa de azeitonas pretas

Sopa de tomate com creme frio de queijo de cabra e farofa de azeitonas pretas

Atualizado: Terça-feira, 6 Abril de 2010 as 12

Ingredientes para a sopa:

Um kg de tomates frescos sem casca e sem sementes 100 gramas de cebola 200 ml de azeite extravirgem 100ml de vinagre de vinho tinto Sal Pimenta do reino Ingredientes para o creme de queijo de cabra:

200 ml de leite 250 ml de creme de leite Duas gemas 30 gramas de glucose 75 gramas de queijo de cabra Ingredientes para a farofa:

100 gramas de azeitonas pretas sem caroço 100 gramas de farinha de rosca Modo de preparo:

Bata a farinha e a azeitona em um processador, coloque em uma assadeira e asseno forno a 100ºC, até ficar seca. Reserve. Coloque os tomates, a cebola, o vinagre no liquidificador e bata até virar um creme, continue batendo e emulsionecom o azeite em fio. Coe a mistura e tempere com sal e pimenta. Reserve. Aqueça o leite e o creme de leite, coloque as gemas e o queijo de cabra, quando engrossar e o queijo estiver derretido, acrescente a glucose e espere esfriar um pouco. Coloque em uma máquina de sorvete até dar o ponto de emulsão.

Montagem do prato:

Coloque a sopa de tomate em um prato fundo e por cima uma colherada do creme de queijo de cabra. Decore com folhas pequenas de hortelã, farofa de azeitonas pretas e um fio de azeite.

*Receita cedida pelo restaurante Emiliano

Serviço:

Restaurante Emiliano

Endereço: Rua Oscar Freire, 384 - Jardins - São Paulo

Telefone: (0xx11) 3068-4390

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também