Sopa tailandesa de abóbora com coco

Sopa tailandesa de abóbora com coco

Atualizado: Quinta-feira, 20 Agosto de 2009 as 12

Picantes, leves, de frutas ou de legumes, as sopas são ótimas opções de pratos que podem ser servidos durante o inverno.

Receita da Tailândia, país que possui uma gastronomia picante e original, a sopa cremosa de abóbora e coco ensinada no livro "Culinária Tailandesa", editado pela Publifolha, tem uma textura diferente, pois mescla condimentos como gengibre e pimentas com camarões secos.

O prato, que pode ser servido em dias frios e em diferentes ocasiões, fica ainda mais saboroso se decorado com alguns camarões frescos pouco antes de servir.

No título, a chef Sallie Morris ensina passo a passo mais de 70 receitas típicas da Tailândia, além de fornecer informações sobre ingredientes, técnicas e utensílios que ajudam a preparar alimentos muito saborosos. A obra traz, ainda, um CD com músicas tailandesas para inspirar o cozinheiro.

Veja como preparar a sopa cremosa de abóbora com coco:

Ingredientes

55 g de camarões secos 150 ml/ 2/3 de copo de água morna 1 cebola em quartos 2 cm de gengibre descascado 2 pimentas vermelhas ou verdes sem sementes 1 talo de capim-limão (6 cm da parte inferior) cortado em três com a parte de cima amassada 350 ml/1 1/3 copo de caldo de peixe ou de frango ou água 1 lata de leite de coco (400 ml/1 2/3 copo) 2 colheres (sopa) de molho de peixe 1 colher (chá) de açúcar pimenta-do-reino moída na hora 400 g de abóbora descascada em cubos um punhado pequeno de folhas de manjericão 115 g de camarões cozidos descascados (opcional)   Modo de preparo

Deixe os camarões secos de molho na água morna por 15 minutos. Bata no processador a cebola, o gengibre, as pimentas e o talo branco do capim-limão com os camarões secos junto com a água da demolha, até misturar bem. Despeje o caldo ou a água numa panela grande e adicione o leite de coco. Misture bem. Aqueça até quase ferver, despeje a pasta de especiarias e misture bem em fogo brando. Junte o molho de peixe, o açúcar e a pimenta-do-reino. Deixe ferver novamente, diminua o fogo e apure a sopa por 5 minutos. Junte os cubos de abóbora, o capim-limão e algumas folhas de manjericão, reservando um pouco para guarnecer. Cozinhe por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Espete a abóbora para ver se está tenra. Retire o talo de capim-limão. Adicione os camarões cozidos, se quiser. Sirva bem quente em tigelas com o restante das folhas de manjericão rasgadas. Rendimento: 4 porções

Preparo: 12 minutos

Demolha: 15 minutos

Cozimento: 30 minutos

"Culinária Tailandesa"

Autora: Sallie Morris

Editora: Publifolha

Páginas: 216

Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também