Sopa

Sopa

Atualizado: Quinta-feira, 9 Março de 2006 as 12

Sopa

Fazer isso é sopa Heloisa Fernandes

[email protected]   Não se sabe muito bem ao certo a origem da sopa. Como, grosso modo, a sopa nada mais é que o cozimento dos alimentos em meio líquido, pode-se considerar que as primeiras sopas eram na verdade mingaus, que os homens primitivos procuravam fazer com os alimentos que conseguiam. A sopa remonta às próprias origens do homem. Consumida ao redor do próprio fogo em que era preparada, ela reunia famílias e tribos inteiras. A palavra sopa vem do termo alemão suppe , que por sua vez tem origem no baixo alemão suppen , que significa "sorver". Daí evoluiu para as palavras inglesas sup (jantar, cear) e supper (ceia), que designam na tradição rural, um modo simples e confortável de comer.

O papel da sopa foi se alterando com o passar do tempo e o conceito de pratos mais sofisticados, sobretudo no jantar. Ainda assim, em muitos países prevalece o sentido do alimento básico. " Soup’s on " é o grito familiar que, aos ouvidos de praticamente todos os povos de fala inglesa, significa que "a comida está na mesa". Da mesma forma na França a mãe chama a atenção do filho que mexe e remexe o prato, sem comer dizendo " mange ta soupe ", ou seja, "como sua comida".

Caldo, consomê, canja, existem os mais diversos tipos de sopas diferentes. Mas seja qual for a sua preferida, saiba que, ao prepará-la, servi-la e comê-la junto com sua família, você estará realizando todo um ritual que vem se repetindo ao longo dos tempos, desde as mais remotas épocas. E pense que este é um costume tão ancestral que encerra as próprias origens da espécie humana.

veja também