Sorvete caseiro

Sorvete caseiro

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

Sorvete é uma sobremesa que pode ser servida a qualquer hora e é muito nutritiva.

Os sorvetes comprados são uma delícia, mas oferecer um que foi feito por você é muito melhor, não acha? Essa receita rende dez porções e ainda leva uma calda de chocolate bem fácil de fazer.

Ingredientes do sorvete:

Meio litro de leite Seis gemas Uma xícara e meia (chá) de leite condensado Uma xícara e meia (chá) de creme de leite Duas colheres (sopa) de farinha de trigo Uma colher (chá) de essência de baunilha Seis claras Três xícaras (chá) de açúcar Meio litro de creme de leite fresco Ingredientes da calda de chocolate:

Uma xícara (chá) de açúcar (caramelo) Duas colheres (sopa) de chocolate em pó Duas colheres (sopa) de água Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite, as gemas, o leite condensado, o creme de leite, a farinha de trigo, a essência e, mexendo sempre, deixe cozinhar no fogo médio até que engrosse. Deixe esfriar.

Enquanto isso, aqueça as claras em banho-maria até que fiquem mornas. Coloque-as em uma batedeira juntamente com o açúcar e bata em ponto de marshmallow. Despeje em uma vasilha maior, acrescente o creme reservado, o creme de leite fresco e misture até que fique homogêneo. Reserve.

Aqueça o açúcar na própria fôrma para pudim até que fique em ponto de caramelo. Espalhe-o pela fôrma juntamente com o chocolate dissolvido na água. Por fim, despeje a mistura na fôrma, cubra-a com plástico filme e deixe no congelador por cerca de duas horas.

Desenforme-o e sirva.

Rendimento: dez porções

Tempo de Preparo: duas horas e 45 minutos

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também