Sorvete: uma delícia que alimenta

Sorvete: uma delícia que alimenta

Atualizado: Segunda-feira, 17 Novembro de 2008 as 12

Faça calor ou frio, seja massa, torta ou picolé, com recheio ou cobertura, o sorvete é um dos alimentos mais consumidos no planeta.

Quem não gosta de sorvete? Acho que ninguém. Com suas inúmeras opções de sabores, texturas e formas de ser consumido, o sorvete é, praticamente, uma deliciosa e refrescante unanimidade, ainda mais nos dias de calor.

Ele fica mais gostoso ainda quando lembramos que, do ponto de vista nutricional, o sorvete é um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada.

É um complemento alimentar de alto valor nutritivo, sem ser excessivamente calórico. Para se ter uma idéia, 100g de sorvete de creme têm 208 calorias, enquanto a mesma quantidade de pão francês tem 269 e de ovo frito, 216. Mas é bom não abusar. Estes dados podem variar, dependendo dos ingredientes usados na elaboração de cada sorvete. Se produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura que os a base de água. Por isso, quem vive de olho na balança e não quiser apelar para alguma opção diet ou light (já existem algumas no mercado) deve optar por um picolé de fruta, no lugar de um de sorvete de massa. O recomendável, portanto, é observar as calorias indicadas na embalagem e consumir moderadamente.

veja também