SP: 56% das padarias fiscalizadas pelo Ipem foram autuadas

SP: 56% das padarias fiscalizadas pelo Ipem foram autuadas

Atualizado: Quarta-feira, 19 Maio de 2010 as 3:46

Das 99 padarias visitadas por fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, 56 (56,56%) foram autuadas por erros quantitativos nos produtos à disposição para venda. As equipes examinaram 884 produtos, dos quais 96 (10,86%) apresentaram erros.

Além do peso de doces e salgados expostos no local, os fiscais também inspecionaram as informações obrigatórias para comercialização de produtos por quilograma, como o pão francês e frios.

O índice de erros foi alto, por isso o Ipem deve intensificar ainda mais a fiscalização nesse setor, para evitar que o consumidor tenha prejuízo ao adquirir esses produtos. Pães, tortas e bolos acabam sendo muito procurados quando temos temperaturas mais baixas e, a possibilidade de irregularidades também aumenta.

A operação foi realizada na Grande São Paulo e nas cidades paulistas que sediam regionais do Ipem-SP: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando no caso de reincidência.

veja também