Sticky Toffee Pudding; conheça

Sticky Toffee Pudding; conheça

Atualizado: Quinta-feira, 17 Novembro de 2011 as 2:14

Ingredientes

250 g de ameixas secas, sem caroço e picadas. 150 ml de café expresso (ou café forte) ½ colher de chá de bicarbonato de sódio 400 g de margarina 400 g farinha de trigo 1 colher de chá de canela em pó ½ colher de chá de noz-moscada 400 g de açúcar mascavo 6 ovos

Para o molho

200 g de açúcar mascavo 200g de manteiga sem sal 140ml de creme de leite fresco

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180C/gás 4.

Em uma tigela, misture as ameixas secas, o bicarbonato de sódio, a canela em pó, a noz-moscada, o café e vá adicionando água fervendo até cobrir as ameixas e reserve por cinco minutos. Bata a manteiga e o açúcar até virar uma mistura cremosa, em seguida, adicione os ovos e misture bem. Peneire a farinha a adicione a mistura de ovos, quando a mistura estiver homogénea e cremosa adicione a água com as ameixas e bata por 3 minutos. Usando uma forma de bolo, você pode fazer bolos individuais que dão um charme a mais ou pode fazer um bolo grande, como preferir, despeje a mistura e asse por 30-35 minutos ou até que o topo fique firme.

Prepare o molho:   Junte o açúcar, a manteiga e o creme de leite numa panela e cozinhe em fogo baixo até que o açúcar se dissolva. Cozinhe até o molho ficar com uma cor de caramelo.

Para servir, faça furos no bolo e despeje o molho para que seja melhor absorvido. Sirva com sorvete ou custard.

veja também