Strudel de maçã é doce tradicional da Alemanha

Strudel de maçã é doce tradicional da Alemanha

Atualizado: Terça-feira, 15 Junho de 2010 as 9:11

Um dos alimentos tipicamente alemães mais conhecidos no Brasil é a salsicha. No entanto, segundo o chef Nilson de Castro, do restaurante Chakras, de São Paulo, a gastronomia germânica é muito mais diversificada, porém pouco explorada no país.

- Os restaurantes alemães precisam se adaptar ao paladar do brasileiro para darem certo aqui.

Nas terra germânicas predominam receitas com carne de porco, batatas, couve, repolho, bolos e pães. Outro prato que também faz sucesso é o strudel ou "apfelstrudel" (que significa folhado de maçã). Aproveite o jogo Alemanha x Austrália, às 15h30 deste domingo (13) pela Copa do Mundo da África do Sul, e prepare este doce em casa.

Ingredientes

Massa:

Uma xícara (chá) de água Uma gema 300 g de farinha de trigo Uma colher (sopa) de manteiga Duas colheres (sopa) de açúcar Uma colher (chá) de sal Recheio:

Duas xícaras (chá) de açúcar Seis maçãs 100 g de uva passa sem semente Quatro colheres (sopa) de farinha de rosca Suco de meio limão Um colher (sopa) de manteiga Modo de preparo

Com a ponta dos dedos misturar a farinha de trigo, borrifando com água e sal. Amassar até obter uma massa lisa e mole. Deixar descansar por meia hora sobre um pano polvilhado com farinha de trigo. Com o auxílio de um rolo, abrir a massa o mais fino possível. Pincelar com a manteiga. Espalhar o recheio e sobre ele salpicar pedacinhos de manteiga. Suspender o pano para que enrole como rocambole. Colocar numa assadeira untada, dando-lhe o formato de meia-lua. Pincelar com a gema e levar ao forno moderado, pormeia hora. Depois de pronto, salpicar açúcar. Servir com chantilly à parte.

Para o recheio, descascar e tirar as sementes das maçãs. Cortar em fatias finas. Colocar numa tigela e juntar a farinha de rosca. Levar a manteiga ao fogo até dourar. Juntar à mistura de maçãs. Adicionar as passas, o açúcar e o caldo de limão. Misturar bem e rechear o strudel.

Dificuldade de preparo: médio

*Receita elaborada pela chef Ana Talarico, do restaurante Konstanz

veja também