Sucos que são fontes de saúde e bem-estar

Sucos que são fontes de saúde e bem-estar

Atualizado: Quarta-feira, 31 Dezembro de 2009 as 12

Nós sabemos que as frutas são ricas em vitaminas e em vários nutrientes essenciais para cuidarmos da pele e do corpo. Mas não é todo mundo que consegue trocar o chocolate por um delicioso abacaxi na hora da sobremesa, não é mesmo? Por isso, aposte nos sucos! Seja acompanhando um almoço ou entre as refeições, basta um liquidificador e algumas frutas frescas para deixar seu dia-a-dia mais saudável.

Se o suco de laranja tradicional já é supernutritivo, imagine um combinado de frutas? Algumas receitas levam até vegetais e legumes na mistura, o que torna o suco ainda mais rico e ótimo para suprir uma carência nutricional específica. Quem não pode tomar leite, por exemplo, pode misturar brócolis, couve, cenoura e maçã para repor o cálcio. A cenoura é uma aliada e tanto para as suas invenções: rica em betacaroteno, ela protege o corpo dos radicais livres e contra uma infinidade de problemas como doenças nos olhos ou na pele. Agora, o que fazem as frutas?

Algumas têm o poder de aumentar a resistência do corpo e têm ação anti-reumática, como a acerola, a laranja e o limão. Eles são ricos em vitamina C e, por isso, são excelentes remédios contra gripes e resfriados. Mas, para atacar de frente as doenças do frio, a nutróloga Samantha Enande explica que o ideal é combinar a vitamina com bioflavonóides. Misture salsa, limão, agrião, pimentão vermelho e couve e veja o resultado!  

Outras frutas podem ser poderosos reguladores intestinais, por serem ricas em fibras. Ameixa, banana, laranja, mamão, manga, melão e maçã estão entre as melhores amigas do seu intestino e podem ser combinadas nos mais variados sucos. O mamão ainda ajuda a absorver os nutrientes durante a digestão, deixando a pele mais saudável e rejuvenescida.

Aliás, para quem quer envelhecer com saúde e beleza, o segredo é combater os radicais livres com frutas ricas em antioxidantes. A ameixa, a maçã, a uva, o morango e o abacate são boas pedidas. A goiaba e a melancia contêm licopeno, que é um antioxidante dos mais poderosos. Para completar, você pode cuidar das células e dos tecidos com os sais minerais da jabuticaba e as vitaminas da manga.

Para emagrecer, as frutas são simplesmente perfeitas: pouco calóricas (exceto a banana e o abacate) e muito nutritivas. Melhor ainda se elas auxiliarem na digestão e na eliminação de líquidos, reduzindo o inchaço e até a celulite! Para isso, abuse do abacaxi, da melancia, do limão e do melão.

Abaixo, veja algumas receitas do livro Alimentação Desintoxicante, de Conceição Trucom:

Coquetel antivírus:

2 maçãs 2 laranjas 1 limão Se desejar, acrescente um pouco de chá de camomila (Bater no liquidificador)

Suco energético:

1 xícara de uva-itália sem as sementes  3 kiwis  1 laranja-pêra descascada, deixando a parte branca (Bater no liquidificador)

Suco para baixar o colesterol:

2 cenouras 1 maçã 2 rodelas de gengibre 4 ramos de salsa (Bater no liquidificador)

Suco digestivo:

1 rodela grossa de abacaxi Folhas de espinafre e hortelã Suco de 1 limão (Bater no liquidificador)

Testado e aprovado:

Suco Pele de cetim:

1 rodela grossa de abacaxi com a casca ½ pepino com a casca 1 maçã Água a gosto Este suco é muito fácil de fazer e fica uma delícia! Para quem não tem processador e quiser usar o liquidificador, o melhor é cortar as frutas e o pepino em pedaços bem pequenos, e tirar a casca do abacaxi. Você pode variar as quantidades de cada ingrediente para brincar com o sabor, mas a grande surpresa é que o pepino combina – e muito! – com as frutas. O resultado é um suco refrescante, doce e com cheirinho muito bom. Ah, a pele também adorou!

* Se armazenados por muito tempo, os sucos perdem seu valor nutritivo

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