Suspiro? Quero agoooora!

Suspiro? Quero agoooora!

Atualizado: Quinta-feira, 11 Novembro de 2010 as 12:44

A palavra suspiro, em mim, tem forte influência. Primeiro, lembra infância. Minha mãe e minha avó fazendo suspiros deliciosos só para mim e eu ficava até enjoada de tanto que comia. Segundo, água na boca. Suspiro é um docinho tão gostoso que não dá vontade de parar de comer. Só terminando com ele mesmo. Terceiro, alegria. Você já viu alguém triste comendo suspiro? Chocolate e sorvete podem ser as comidas da "fossa", mas suspiro é um doce alegre, feliz. Uma delícia. Aqueles com corantes, rosinhas, coloridos. Uma graça e muuuito saboroso!

Pensando nos saquinhos de suspiro, naquela crocancia que quebra em nossa boca e no gosto doce e maravilhoso que o suspiro tem, que tal se inspirar para fazer algumas receitas? Dá uma espiada…

Torta de suspiro

Ingredientes

Massa:

. 8 colheres (sopa) de farinha de trigo . 1 colher (sobremesa) de fermento em pó . 3 colheres (sobremesa) de açúcar . 1 colher (sobremesa) de manteiga . 2 gemas

Musse:

. 1 lata de leite condensado . 1 lata de creme de leite . Suco de 2 limões

Cobertura:

. 7 claras

. 150 g de açúcar

. Raspas de 1 limão

Modo de preparo

Massa:

Misture a farinha de trigo com o fermento e o açúcar. Acrescente a manteiga e as gemas. Sove até a massa desgrudar das mãos. Se necessário, adicione água fria às colheradas para dar o ponto. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível e asse em forno médio preaquecido por dez minutos.

Musse:

Bata os ingredientes com um batedor manual até ficar homogêneo. Leve à geladeira por uma hora.

Cobertura:

Bata as claras em neve e junte o açúcar aos poucos. Bata até formar um merengue firme.

Montagem:

Espalhe a musse na massa assada e cubra com o merengue. Leve ao forno alto preaquecido até dourar ligeiramente a superfície. Retire, polvilhe com as raspas de limão e leve à geladeira até servir.

Suspiro de festa

Ingredientes:

. 5 claras . Suco de 1 limão . Casca ralada de 1 limão . 300 g de açúcar . 500 g de amêndoas com casca cortadas em bastões

Para untar

. Azeite Modo de preparo:

Bata as claras em neve. Junte o suco de limão, a casca ralada e o açúcar. Continue batendo até obter um suspiro firme. Adicione as amêndoas e misture. Aqueça o forno. Numa assadeira grande untada com azeite, coloque colheradas do suspiro, deixando um espaço entre elas. Asse por 15 minutos ou até que os suspiros comecem a ficar firmes. Abaixe a temperatura e asse por mais cinco minutos. Deixe os suspiros dentro do forno desligado até esfriar. Sirva em seguida.

Suspiro com chocolate

Ingredientes

· 3 claras em temperatura ambiente · 9 colheres (sopa) de açúcar · 1 colher (café) de cremor tártaro (encontrado em farmácias de manipulação) · 300 g de chocolate ao leite picado · 4 colheres (sopa) de castanha de caju picada

Acessórios:

· Saco de confeitar com bico pitanga grande · Papel-manteiga Modo de preparo

Na batedeira, bata as claras em neve. Sem parar de bater, junte o açúcar e o cremor tártaro até o ponto de merengue. Ponha no saco de confeitar com o bico pitanga. Em uma assadeira untada e forrada com o papel modele os suspiros com o bico. Leve ao forno em temperatura baixa e com a porta entreaberta (use uma colher de pau para mantê-la assim).

Asse por uma hora ou até dourar. Derreta o chocolate em banho-maria. Pegue cada merengue a banhe a parte inferior no chocolate e, em seguida, passe na castanha de caju picada. Seque sobre papel-manteiga.

veja também