Tagliarini Completo

Tagliarini Completo

Atualizado: Quinta-feira, 30 Outubro de 2008 as 12

Ingredientes

Para cozinhar a massa:

1 colher (sopa) de sal 1 ramo de alecrim lavado 1 folha de louro lavada 1 embalagem de Tagliarini (500 g) Para o molho:

70 g de bacon em cubos 2 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho picados 10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados (1,2 kg) 2 colheres (chá) de sal 200 g de presunto em cubos 15 azeitonas pretas picadas 3 talos de cebolinha verde picados 1 maço pequeno de folhas de manjericão lavadas e picadas Modo de Preparo

1. Comece preparando a água para cozinhar a massa: coloque em uma panela grande cerca de 5 litros de água fria. Junte o sal, o alecrim, o louro e leve ao fogo forte até que água ferva.

2. Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela ou frigideira grande, doure os cubinhos de bacon em sua própria gordura. Junte o azeite, o alho, refogue por mais alguns instantes e acrescente os pedacinhos de tomate. Tempere com o sal, junte o presunto, as azeitonas e ferva por 5 minutos. Coloque a cebolinha picada, as folhas de manjericão, apague o fogo e reserve.

3. Quando a água atingir fervura plena, acrescente a massa aos poucos, para não interromper a ebulição, e cozinhe por 2 a 3 minutos. Escorra e transfira cuidadosamente o tagliarini para a travessa em que for servir, intercalando porções de massa e de molho. Sirva a seguir, com queijo parmesão ralado.

Tempo de Preparo: 30 minutos                               Rendimento: 6 porções

veja também