Temperos e receitas obedecem a comando de voz

Temperos e receitas obedecem a comando de voz

Atualizado: Quinta-feira, 12 Junho de 2008 as 12

Cozinha acionada por fala é destaque da Casa Cor 2008, possibilitando encontrar utensílios, temperos e receitas por meio do comando de voz

Imagine uma cozinha onde basta o usuário falar o que procura para o sistema iluminar a prateleira em que está o utensílio, ou então, a gaveta de grãos se abre quando o se fala "grãos", ou a luz acende e apaga ao comando de uma voz.

Essas facilidades são proporcionadas pela tecnologia ASR (Automatic Speech Recognition - Reconhecimento Automático de Fala) desenvolvida pelo Genius Instituto de Tecnologia, centro de pesquisa de desenvolvimento privado, que mais uma vez está presente no projeto assinado por Simone Goltcher, designer de interiores, na 22ª edição da Casa Cor 2008, que acontece entre 20 de maio a 9 de julho no Jockey Club de São Paulo.

A profissional projetou, em parceria com a Home Control, uma funcionalidade em que é possível acessar, automaticamente, por meio de uma tela de LCD, a receita de um prato que se pretende fazer.

Simone montou um ambiente de 28 m2, pensando também nas pessoas menos acostumadas com a cozinha, principalmente as que não estão habituadas com a organização de armários e gavetas. "Para esse público, um sistema de comando de voz que indica a localização dos utensílios é uma boa solução", afirma a designer.

Serviço:

Casa Cor 2008

Data: de 20 de maio a 9 de julho

Local: Jockey Club de São Paulo

End: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - Cidade Jardim.

Horário: Terça a domingo, das 12h às 21h, inclusive feriados

Informações: (11) 3819 7955

veja também