É tempo de pinhão: aprenda a preparar

É tempo de pinhão: aprenda a preparar

Atualizado: Sexta-feira, 7 Maio de 2010 as 10:21

Muito apreciado em algumas regiões do Brasil, especialmente no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, o pinhão é a semente do pinheiro, que se forma dentro de uma pinha. Sua época é nos meses de maio e junho, quando são realizados diversos festivais do pinhão no país. De acordo com o chef Roberto Belo, da pousada Terra da Luz, trata-se de um ingrediente de sabor delicado. "É preciso ter cuidado com os temperos para não encobrir o gosto do pinhão", conta ele.

Roberto também destaca a versatilidade do pinhão, que pode ser usado em sopas, risotos, ensopados, massas e sobremesas, entre outros pratos. Segundo ele, o jeito mais fácil de extrair a semente é cozinhar a pinha em panela de pressão ou assá-la na chapa de um fogão a lenha. "A casca fica mais fácil de quebrar quando é levada ao fogo", explica o chef.

Na panela de pressão, Roberto recomenda cobrir as pinhas com água e cozinhar por cerca de duas horas. Na chapa, a pinha está no ponto quando torrar dos dois lados - é preciso virá-la enquanto é assada. "O segredo para trabalhar com o pinhão é cozinhá-lo bem e descascar a pinha enquanto estiver quente", ensina ele.

Confira alguns dos principais festivais de pinhão no Brasil:

Festa Nacional do Pinhão - Realizada em Lages, em Santa Catarina, é a mais tradicional. Começa em 27 de maio e vai até 6 de junho. Entre as atrações, shows de Skank, Luan Santana e Sérgio Reis. Veja a programação completa no site oficial .

Temporada gastronômica do pinhão - Vai até o dia 16 de maio na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, e tem a participação de vários restaurantes. Confira o roteiro no Guia de Campos de Jordão .

Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá - O pinhão é o destaque entre os restaurantes da região. O festival será realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio. Todo ano, são escolhidos os vencedores nas categorias entrada, prato principal e sobremesa. O site oficial traz a programação .

veja também