Tenho diabetes, e agora?

Tenho diabetes, e agora?

Atualizado: Segunda-feira, 8 Novembro de 2010 as 1:39

Todo mundo sabe que a nossa alimentação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da nossa saúde, entretanto para os indivíduos portadores de diabetes, a dieta é tão importante quanto os medicamentos, desta forma, seguem algumas dicas importantes para melhorar o controle da taxa de açúcar no sangue e principalmente ter melhor qualidade de vida!

-Siga a dieta todos os dias: mesmo nas férias e finais de semanas, principalmente se estiver usando insulina.

-Coma pouco e várias vezes por dia, em horários fixos: os horários das refeições devem ser regulares para evitar problemas de hiperglicemia ou hipoglicemia. Mantenha um intervalo de três a quatro horas entre cada refeição, evitando assim o risco de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue).

-Evite ficar várias horas sem comer para não exagerar na refeição seguinte.

-Evite doces e açúcares simples: estes alimentos aumentam muito as taxas de açúcar no sangue, e desta forma devem ser evitados. Se a vontade for muito grande, prefira ingeri-los (em pequena quantidade) após as refeições principais (almoço e jantar) ricas em fibras , como verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço).

-Não exagere na quantidade de frutas durante o dia: lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose). Coma no máximo três frutas/dia.

-Tome cuidado com alimentos lights e diets: nos produtos diets, o açúcar é substituído por adoçantes, sendo indicado para diabéticos, entretanto os alimentos lights contêm apenas quantidades menores de algum componente (que pode se açúcar), porém estes, normalmente, têm maior quantidade de gordura do que os produtos diet, então não devem se consumidos a vontade.

Lembre-se que estes alimentos (tanto os diet como os light) frequentemente, possuem farinhas e gorduras. Desta forma, sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo, ou consulte seu nutricionista.

-Reduza o consumo de gorduras: no preparo dos alimentos use óleos vegetais, como os de soja, arroz, girassol, gergelim, canola ou azeite de oliva extra virgem. Evite carnes com gorduras, embutidos (presunto, salsichas, salames), queijos amarelos, creme de leite, maionese e manteiga. Estes cuidados preventivos poderão evitar complicações do diabetes.

Não se esqueça, a dieta para diabetes é a mesma que qualquer pessoa que se preocupa com qualidade de vida deve adotar: pouco açúcar e gordura, rica em fibras e atividade física.

Estas práticas alimentares e de vida certamente lhe trarão boas recompensas no futuro, lembre-se disso! Boa Sorte!

veja também