Torta de limão-siciliano

Torta de limão-siciliano

Atualizado: Quinta-feira, 12 Maio de 2011 as 12:13

Ingredientes: . 1 xícara (chá) de farinha de trigo

. 1/3 de xícara (chá) de manteiga gelada

. 2 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:

. 6 colheres (sopa) de amido de milho

. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

. 1 1/2 xícara (chá) de açúcar

. 1/4 de colher (chá) de sal

. 2 xícaras (chá) de água

. 4 gemas batidas

. 1/4 de xícara (chá) de suco de limão-siciliano

. 1 colher (sopa) de casca de limão ralada

. 1 colher (sopa) de manteiga merengue

. 2 claras

. 1/2 colher (chá) de fermento em pó

. 1/4 de xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo: Numa tigela, misture a farinha e a manteiga até obter uma farofa. Acrescente a água e amasse com as mãos. Forme uma bola com a massa. Polvilhe uma superfície lisa com farinha. Com um rolo, abra a massa até ficar bem fina. Forre uma forma de 25 cm. Apare a borda. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por meia hora. Aqueça e faça furos no fundo e na lateral da massa. Forre-a com quatro pedaços de papel-alumínio sobrepostos. Asse no forno, preaquecido, por 15 minutos. Retire o papel e asse por mais dez minutos. Reserve.

Recheio: Numa panela, misture o amido, a farinha, o açúcar e o sal. Aos poucos, adicione a água, mexendo até ficar liso. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo até ficar transparente. Retire do fogo. Junte um pouco dessa mistura às gemas e bata com um batedor de mão. Adicione à panela, misture bem e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até ficar homogêneo. Retire do fogo,coloque os ingredientes restantes e misture bem. Recheie a massa.

Merengue: Na batedeira, bata as claras com o fermento até espumar. Junte o açúcar, batendo sempre, até obter picos firmes. Espalhe sobre o recheio. Asse no forno, preaquecido, a 200 ºC até dourar. Deixe esfriar e sirva.    

veja também