Torta de morango com cream cheese

Torta de morango com cream cheese

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 1:59

Nesta receita, usamos um massa crocante com um recheio saboroso de laranja — uma deliciosa alternativa ao recheio tradicional de tortas —, coberto com suculentos morangos. Uma leve camada de geleia dá o toque final.

Ingredientes

Massa

115 g de farinha de trigo

55 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

2 gemas de ovo

Recheio

225 g de cream cheese light

1 colher de sopa de mel

raspas de 1 laranja

1 colher de sopa de suco de laranja

225 g de morangos maduros cortados em quatro partes

55 g de cerejas frescas sem caroço

4 colheres de sopa de geleia de groselhas-vermelhas

Porções: 6

Preparo: 30 minutos, mais 1 hora e 30 minutos para esfriar e refrigerar

Cozimento: 15-20 minutos

Modo de fazer:

1 - Espalhe a farinha numa superfície  fria e seca, faça um vão no centro e coloque a manteiga, o açúcar e as gemas. Usando as pontas dos dedos, misture primeiro os ingredientes do centro e depois a farinha em volta até formar uma pasta homogênea. Coloque num saco plástico e leve à geladeira por 1 hora.

2 - Estique a massa sobre uma superfície coberta com farinha de trigo e use como molde uma fôrma redonda de pudim de 21 cm com fundo removível. Resfrie por 30 minutos.

3 - Preaqueça o forno a 190°C. Forre a fôrma da torta com papel-manteiga e alguns feijões e asse por 10 a 15 minutos, ou até que os feijões fiquem levemente dourados. Retire o papel e os feijões e asse a massa por mais 5 minutos, ou até que o fundo da torta esteja bem assado. Deixe esfriar e desenforme.

4 - Para o recheio, misture o cream cheese, o mel, as raspas e o suco de laranja até obter uma mistura uniforme. Com uma colher, coloque o recheio sobre a massa da torta e espalhe igualmente até as bordas.

5 - Arrume as cerejas e os morangos sobre a superfície do recheio. Aqueça a geleia de groselhas-vermelhas até que fique líquida e pincele-a generosamente sobre as frutas. Deixe esfriar antes de servir. Esta torta fica melhor se servida 1 ou 2 horas depois de colocado o recheio.

veja também