Um bolo salgado prático e gostoso

Um bolo salgado prático e gostoso

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 8:45

Rendimento (6 porções)

Ingredientes 

Massa  2 xícaras de farinha de trigo  3 ovos  1 xícara de óleo de milho  2 xícaras de leite semidesnatado (preserva o sabor do leite, mas contém menos gordura do que o integral)  3 colheres de queijo ralado  1 colher de sopa rasa de fermento em pó  1 colher (rasa) de sopa de sal

Recheio  500 gramas de carne moída  1 cebola  ½ colher de sopa de alho picado  ½ xícara de salsinha picada  2 ovos cozidos e picados  6 a 8 azeitonas pretas sem caroço e picadas (opcional)  2 colheres de sopa de azeite  Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

- Prepare primeiro o recheio.

- Aqueça o azeite em uma panela e refogue a carne moída, amassando-a com um garfo para que fique bem soltinha.

- Acrescente a cebola quando a carne estiver quase toda cozida e deixe murchar. Faça o mesmo com o alho.

- Desligue o fogo e adicione a salsinha e os ovos picados. Reserve.

- Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.

- Despeje metade da massa em uma assadeira. Coloque o recheio de carne, espalhando por todos os lados da assadeira, de forma homogênea.

- Cubra com o restante da massa.

- Leve ao forno, pré-aquecido em 200 graus, por aproximadamente 40 minutos. - Retire do forno e sirva quente ou frio.

Sugestão   - Use a criatividade e invente novos recheios, como frango desfiado com requeijão para culinária ou requeijão "normal". Outra opção é presunto, queijo, tomate e orégano. Para os vegetarianos, vale usar mais de um tipo de queijo com alguns temperos (manjericão, salsinha, cebola, etc). 

O atum, apesar de ser muito usado em tortas e bolos salgados, não é recomendado para essa receita, porque ele pode se misturar à massa e deixá-la oleosa. O ideal é usar ingredientes mais secos.

veja também