Um Cuscuz diferente

Um Cuscuz diferente

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 11:35

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva 300 g de carne moída 3 dentes de alho amassados 2 cebolas picadas 1 lata de molho de tomate 2 tabletes de caldo de galinha 1 lata de ervilha escorrida 1 folha de louro Sal

Molho de pimenta 1/2 xícara (chá) de azeitona verde, sem caroço 3 ovos cozidos 1 xícara (chá) de farinha de milho 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua

Ingredientes para guarnecer

2 tomates cortados em rodelas Folhas de alface

Modo de preparo

Aqueça o óleo e o azeite e junte a carne. Frite por alguns minutos, mexendo sempre para deixá-la bem solta. Adicione o alho e a cebola e refogue mais um pouco.  

Agregue o molho de tomate e os tabletes de caldo dissolvidos em 1/2 xícara de água fervente. Acrescente a ervilha, o louro, sal, molho de pimenta e as azeitonas.  

Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Apague o fogo e junte 2 ovos cozidos picados (reserve 1 para decorar). À parte, misture as farinhas numa tigela. Acrescente essa mistura aos poucos ao refogado, mexendo para obter uma farofa úmida.  

Corte o ovo restante em rodelas e arrume-as no fundo de uma fôrma com furo central untada com óleo. Acrescente a mistura preparada, pressionando bem. Deixe esfriar. Desenforme o cuscuz num prato e guarneça com rodelas de tomate e folhas de alface.

Foto:Marcelo de Breyne

veja também