Uma ceia vegetariana para o Natal

Uma ceia vegetariana para o Natal

Atualizado: Quarta-feira, 21 Dezembro de 2011 as 12:37

* Farofa de cenoura * 

Fonte da imagem: Yahoo

Nenhuma ceia de natal estará completa sem uma deliciosa farofa. Essa é deliciosa, apaixonante e tem o potencial de se tornar a marca registrada dos eventos familiares.

Ingredientes:

 2 cenouras médias  1 cebola media picada  2 dentes de alho bem picadinhos  ½  xícara de óleo   2 colheres de sopa bem cheias de manteiga  ½ kg de farinha de mandioca

Modo de fazer:

- Esquente o óleo e  a margarina coloque as cenouras já raladas (em ralo grosso). Mexa de vez em quando para não grudar.

- Quando as cenouras “murcharem” e  estiverem ficando moreninhas, coloque a cebola e o alho. Vá mexendo até ficarem “quase queimadinhas”. Adicione então a farinha e mexa muito bem até ficar bem crocante.

* Gratinado de berinjela *

Fonte da imagem: Yahoo

Cansou daquelas comidas de sempre na sua ceia de natal? Que tal então um gratinado delicioso? É garantido: até quem faz cara feia para a berinjela vai comer e repetir.

Ingredientes:

 1  berinjela média   200g de proteína texturizada de soja já hidratada (se quiser uma versão carnívora, basta trocar por carne moída)  3 dentes de alho  1 cebola média  1/2 colher de café de canela  3 batatas médias  1 copo de requeijão   Sal  Azeite

Modo de fazer:

- Corte a berinjela em fatias não muito finas (no comprimento ou na largura). Deixe de molho em água e sal por aproximadamente 30 min. 

- Depois desse tempo, escorra-as bem e leve ao forno em temperatura média e regadas com um pouco de azeite por 15 minutos.

- Enquanto isso, refogue a proteína de soja junto com o alho, a cebola e a canela.

- Em um refratário untado, monte uma camada de batatas sem casca e cruas em rodelas, uma camada da berinjela assada, uma camada da soja e mais uma camada de batata.

- Para finalizar, adicione o requeijão por cima - para facilitar, derreta o requeijão na panela onde estava a soja (para pegar o gostinho). Assim fica mais fácil de espalhar.

- Leve ao forno em temperatura média por mais ou menos 30 minutos, ou até que você espete o garfo e perceba que as batatas já estão mais macias. Nos últimos 5 minutos coloque para gratinar na grade de cima do seu forno.

veja também