Uma lasanha de espinafre com ricota

Uma lasanha de espinafre com ricota

Atualizado: Terça-feira, 11 Outubro de 2011 as 10:53

Ingredientes

2 dentes de alho espremidos 4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo 1 maço de espinafre cozido, espremido e picado Noz-moscada ralada Sal e pimenta-do-reino 4 colheres (sopa) de margarina 1 pacote (200 g) de massa pré-cozida para lasanha 4 xícaras (chá) de molho branco (caseiro ou comprado pronto) 1/2 kg de ricota bem fresca 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada e picada

Modo de preparo

Doure o alho no azeite e junte o espinafre. Tempere com noz­moscada, sal e pimenta a gosto e refogue por alguns minutos em fogo brando, mexendo.

Montagem

Unte bem com margarina um refratário médio. Alterne camadas de massa, molho branco, espinafre refogado, ricota esmigalhada, parmesão e castanha. Distribua alguns pedacinhos de margarina e repita as camadas, sendo que a última deve ser de molho branco, parmesão e castanha. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 30 minutos ou até ficar bem quente e dourada. Espere 10 minutos antes de servir.

Atenção

Para verificar se a ricota é fresca, veja a data de fabricação: deve ser a mais recente possível. Caso contrário, a ricota poderá estar ácida ou até mesmo amarga.

veja também