Uma receita espremida no pano de prato

Uma receita espremida no pano de prato

Atualizado: Terça-feira, 23 Março de 2010 as 12

O iogurte grego, que se tornou muito popular nos últimos anos, não é nem um tipo especial de iogurte nem especialmente grego. É simplesmente um iogurte do qual se retira quase todo o soro e, nessa forma bem mais espessa, é chamado de coalhada seca. A coalhada seca pode ser encontrada em qualquer país produtor de iogurte. Além de ser mais espessa e saborosa, serve de base para fazer pastas e patês excelentes.

É possível prepará-la em casa usando o iogurte tradicional e sua consistência varia: pode ficar parecida com creme azedo, com creme fresco oucom a maionese, que ela substitui muito bem. E até ficar espessa a ponto deser cortada com faca.

O preparo é muito simples. Leva algumas horas, mas você só precisa estar presente por alguns minutos. Tudo que tem de fazer é retirar quase todo o soro do iogurte, até ele adquirir a consistência que você deseja. Recomendo usar um escorredor ou uma peneira funda forrada com um guardanapo de algodão limpo bem fino. Muitas receitas sugerem o uso de um tipo de gaze própria para queijo, mas você terá que usar dez delas para conseguir o mesmo resultado.

Ponha o equivalente a um litro (ou a quantidade que quiser) de iogurte na peneira ou escorredor forrado com o pano, torça ou amarre a boca do pano, leve à geladeira e espere. Para acelerar o processo, torça e esprema de vez em quando o guardanapo. Quando o iogurte estiver com a consistência do creme azedo, torça e esprema o guardanapo mais uma vez e retire o iogurte, que estará, então, reduzido à metade (você pode guardar e até tomar o soro, mas eu não gosto). Ponha num recipiente com tampa e deixe por mais ou menos uma semana na geladeira, quando então estará perfeito.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também