Uma torta de frango com castanha de caju

Uma torta de frango com castanha de caju

Atualizado: Quinta-feira, 20 Outubro de 2011 as 11:38

Ingredientes

Ingredientes para a massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 pitada de sal 1 xícara (chá) de manteiga Farinha de trigo para polvilhar Manteiga para untar 1 ovo para pincelar

Ingredientes para o recheio

1 colher (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de caldo de galinha 1 frango pequeno, cozido e desfiado 100 g de presunto picado Sal e pimenta-do-reino Suco de 1/2 limão 100 g de castanha de caju picada

Modo de preparo

Modo de preparo da massa

Prepare a massa de véspera. Em uma tigela, coloque a farinha, faça uma cavidade, junte o sal e metade da manteiga cortada em pedaços e misture. Acrescente a manteiga restante derretida, aos poucos, e 4 colheres (sopa) de água. Trabalhe a massa rapidamente, forme uma bola com ela e leve-a à geladeira de um dia para o outro.

Modo de preparo do recheio

Numa panela, aqueça a manteiga, junte a cebola e deixe dourar ligeiramente. Adicione a farinha, o caldo e mexa bem. Quando começar a ferver, acrescente o frango e o presunto. Tempere com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão. Deixe cozinhar por alguns minutos e junte a castanha de caju. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem

Divida a massa em 2 partes. Numa superfície lisa polvilhada com farinha, abra a massa bem fina. Forre com a massa o fundo e os lados de uma fôrma refratária untada. Espalhe o recheio e alise com uma espátula. Cubra a torta com a outra parte da massa (reserve um pouco de massa para decorar) e aperte bem as bordas para fechá-las. Decore a gosto com a massa reservada. Preaqueça o forno à temperatura de 200°C. Pincele a torta com o ovo. Leve ao forno quente e deixe assar por cerca de 30 minutos. Sirva quente ou fria.

veja também