Veja como fazer um bom churrasco em casa

Veja como fazer um bom churrasco em casa

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 10:33

Jogos da Copa são desculpas para escapar do trabalho e correr para casa (ou melhor, para a farra). E para acompanhar as festanças, nada melhor do que uma boa comida. O churrasco é uma paixão nacional, assim como o futebol e um combina muito bem com o outro.  No entanto, fazer um bom churrasco requer alguns requisitos.

O chef Alex Caputo, da escola de gastronomia Atelier Gourmand, explica que o preparo começa na escolha da carne.

- Alguns cortes são mais adequados para o churrasco, como picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra e maminha.  

Na hora da compra, fuja das peças congeladas e cheias de sangue. Sérgio Machado, chef de carnes do restaurante Porcão, no Rio de Janeiro, explica que a carne deve estar bonita e com uma camada de gordura de no máximo um dedo de espessura.

- Ninguém come a gordura, mas ela é importante por que dá um aspecto bonito e saboroso ao prato.    

No caso das linguiças, muito consumidas no churrasco brasileiro, a dica é evitar as mais esbranquiçadas, as peças devem estar mais coradas.  Já os frangos, o ideal é desossá-los e consumi-los logo depois de sair da grelha.

O segundo passo para a carne ficar bem gostosa é o tempero. A carne vermelha pode ser temperada pouco antes de ir para a grelha, somente com sal grosso.

- Apenas jogue o sal por cima da carne. Se a camada ficar muito grossa, não tem problema. Na hora de assar, é só dar uma batidinha que o sal cai.

Caputo aconselha a nunca deixar a carne no sal por muito tempo, pois ela pode ficar dura e com sabor muito ruim.

Depois de temperar, é hora de cortar.

- Corte sempre na transversal em relação às fibras. Se não a carne poderá ficar dura.

A dica vale tanto para antes como para depois de grelhar a carne.

O preparo na hora de grelhar também é muito importante. Machado conta que muita gente erra ao ficar virando e desvirando os bifes.

- Coloque a carne na grelha e asse até criar um suco em cima. Quando isso acontecer, vire a carne apenas uma vez. Quando o suco aparecer do outro lado, a carne está no ponto.

A churrasqueira deve estar bem quente, mas não em labaredas, com partes vermelhas.

- Se ainda tiver carvão para queimar, a churrasqueira ainda não está pronta e corre o risco de cinzas caírem na carne. É errado também jogar água na churrasqueira, pois levanta cinzas.  

Por: Helena Dias

veja também