Veja dicas para fazer o brigadeiro perfeito

Veja dicas para fazer o brigadeiro perfeito

Atualizado: Segunda-feira, 21 Fevereiro de 2011 as 11:30

A maioria das pessoas faz o brigadeiro de forma displicente. O cozinheiro põe tudo na panela, mexe a massa de vez em quando, apressa a colher quando começa a grudar, e por fim, quando enrola o doce, acrescenta qualquer granulado que tem no armário.

Mas essa forma de prepará-lo é justamente o maior erro que se pode cometer com a guloseima, de acordo com a chef Juliana Motter, da doceria especializada Maria Brigadeiro.

- Tem de mexer sempre, com atenção, no fogo mais baixo que conseguir. O ponto de enrolar é o de quando a massa começa a desgrudar da panela. Se deixar passar, o confeito não vai grudar.

Na mistura de ingredientes, a atenção não é diferente. Juliana afirma que a marca do leite condensado não faz tanta diferença, mas o tipo de chocolate, sim.

- Um achocolatado dificilmente tem cacau, e o sabor do chocolate em barra é diferente. Quanto melhor for o chocolate, mais ele vai conseguir vencer o sabor forte do leite condensado, e melhor ficará o brigadeiro. Para finalizar, evite usar granulado, que é artificial. Prefira raspas de chocolate.

A doceira ensina outras formas de apresentar o doce, como o de nozes (na foto).

Nesse caso, a castanha foi colocada na massa tradicional, que, depois de enrolada, ganhou também nozes em sua volta, em vez das raspas de chocolate.

veja também